Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas Twitter

A misoginia e o hacker do perfil de Janja

Palavras usadas no ataque se repetem, sempre na tentativa de atentar contra 'moral' da mulher

Janja durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Ueslei Marcelino - 27.set.2023/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na noite de segunda-feira (11), o perfil do Twitter de Rosângela Silva, a Janja, foi hackeado. Vi exatamente o momento em que a invasão aconteceu e, como muitos dos 1,2 milhão de seguidores da socióloga —muitos dos quais acompanharam o publicado em tempo real—, percebi o absurdo do teor dos posts. Mensagens agressivas, ofensivas, delirantes, como costuma acontecer em casos de hackeamento, mas, destaco o teor misógino dos tweets.

É impressionante como a história é sempre a mesma, o famoso "nem todo homem, mas sempre um homem". E as palavras escolhidas para o ataque se repetem, sempre na tentativa de atentar contra a "moral" da mulher, ligada a comportamentos sexuais. Um horror.

"Ah, mas e se for uma mulher, uma hacker, que fez isso?", perguntarão os eternos cultuadores de exceções. A eles, respondo que o envolvido (ou um deles) deixou gravação em áudio e um suposto nome. Isso sem contar os adeptos das teorias de conspiração que sempre acusam a vítima de simular o próprio ataque para encobrir qualquer coisa. A eles, desejo apenas que aproveitem o papel-alumínio de seus chapéus para embrulhar o peru de Natal para garantir um bom cozimento.

A conta foi bloqueada a pedido da Polícia Federal e uma investigação preliminar foi instaurada. A Advocacia-Geral da União também solicitou a identificação dos responsáveis. Inclusive, um dos posts sugeria que um perfil "anticomunista" no Twitter fosse seguido, perfil esse que já foi devidamente suspenso.

Imagino que todos nós, detetivões de internet, já tenhamos dado várias buscas pelo nome do suposto hacker. Fiz isso e me arrependi, ao me deparar com absurdos criminosos em sites de chans. Não recomendo, aliás.

A identificação e punição dos envolvidos passa a ser trabalho da polícia. À nós, cabe apenas acompanhar e refletir sobre o mundo em que estamos vivendo.

Uma das perguntas que nos vem à mente é como isso aconteceu. Como a conta da Janja pode ser violável? Imaginamos que todos os perfis em redes sociais de pessoas do governo ou a ele ligados, deveriam ter autenticação em dois fatores e outros itens de segurança. Por outro lado, os hackers se dedicam a estudar e aproveitar qualquer vulnerabilidade das redes, tanto é que sites inteiros, de órgãos públicos, governos internacionais, já passaram por ataques.

Mas… será que isso aconteceu do nada, de repente? Ou já estava sendo arquitetado? Porque podemos também acreditar na segunda parte daquele meme do quando-tal-coisa- acontecer "haverá sinais".

Talvez tenha havido sinais de que alguém ou algum grupo, ou muita gente, estava pronta para atacar Rosângela da Silva. Eu mesma bloqueei um perfil com ataques horríveis à Janja, com o mesmo teor, mesmas ofensas morais e mesma palavra. A mesma.

Faz a gente pensar. Só espero não estar sendo contaminada por ideias delirantes. Afinal, estamos todos nas mesmas redes, todos interconectados, todos consumindo as mesmas informações e, pela teoria dos vasos comunicantes, podemos todos nos nivelar no mesmo grau de loucura.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem