Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Por que acompanhamos a vida de Andressa Urach?

Modelo sempre dá o que falar com polêmicas quase diárias

Andressa Urach em foto no Instagram - @andressaurachoficial no Instagr
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rosana Hermann
São Paulo

O cérebro humano gosta de novidade, do incomum, do diferente. Qualquer coisa que fuja do que convencionamos chamar de 'normal', chama nossa atenção. No jornalismo tem a famosa frase que diz que o cachorro abanar o rabo não é notícia, notícia é quando o rabo abana o cachorro.

Outra coisa que nós, humanos, mais gostamos de fazer é acompanhar histórias. Quando são histórias de pessoas reais, famosas, apreciamos mais ainda. Com esses dois elementos, já começamos a explicar por que Andressa Urach está o tempo todo na mídia e no foco das atenções.

Sendo bem sincera, eu nem sei exatamente como me referir a ela, se devo dizer modelo, atriz, apresentadora, cantora, ex-reality ou influencer. Assim, vou usar o que ela mesma usa em um de seus perfis: figura pública.

E bota pública nisso: Andressa tem mais de 3 milhões de seguidores só no Instagram, o triplo dos seguidores da nossa grande dama e imortal, a atriz Fernanda Montenegro. E olha que Fernandona tem setenta anos de carreira, enquanto Andressa estreou na TV como assistente do programa Legendários há pouco mais de dez anos.

Mas foi sua história de vida que fez com que ela entrasse no foco do público: a infância difícil, o abandono paterno, as dificuldades para sobreviver, a decisão de trabalhar em um bordel, seus clientes como garota de programa e acompanhante de luxo, seus títulos como Miss Bumbum, seus namorados, sua conversão religiosa. E, no meio de tudo isso, o suposto caso com o jogador Cristiano Ronaldo que a projetou internacionalmente.

O interesse por essas idas e vindas, fortunas e infortúnios, as mudanças de religião, figurino, postura, mesmerizaram as pessoas, que queria saber mais sobre Andressa. O interesse gigante das pessoas pelo passado de Urach ficou óbvio quando ela lançou sua autobiografia. Num país como o Brasil, onde a média de livros lidos anualmente é baixíssima e 10 mil exemplares vendidos configura um best seller, a autobiografia de Andressa Urach, "Morri para Viver", lançada em 2015, vendeu mais de UM MILHÃO de livros.

No momento, nem é mais seu passado que ganha as manchetes, mas seu presente, que orbita entre os temas 'família' e 'sexo'. O pai da influenciadora detona a filha por ela ter feito uma tatuagem anal. O filho de Andressa, de 18 anos, grava os vídeos de conteúdo adulto da mãe. O ex detona a modelo dizendo que ela nem sabe a idade correta do filho mais novo que tem com ele. Ninguém sabe quem tem razão nessas querelas. Fato é que Andressa Urach é notícia todos os dias e o público nunca se cansa de acompanhar as confusões.

Ao contrário. A árvore de interesses vai se ramificando cada vez mais. Agora tem até um galhinho para a nova namorada do mais recente ex-marido, pai do filho menor de Andressa Urach.

E, para quem se incomoda com essa notoriedade da ex-Fazenda, uma má notícia: isso não vai parar. A mistura de conceitos como mídia, religiosidade e prostituição interessa até mesmo a acadêmicos. Há artigos, estudos e até teses e dissertações sobre ela, em áreas como sociologia, comunicação, estudos de gênero.

Ainda vamos ouvir falar muito sobre ela e todas as pessoas e assuntos, sagrados e profanos, mundanos e divinos que serão escritos e faladas sobre o nome de Andressa, do pai, do filho e do espírito santo.

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem