Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Larissa Manoela protagoniza seu próprio Casos de Família

Mistura de laços familiares e negócios é bastante comum e frequentemente complicada

Em foto colorida, trio posa para foto
Larissa Manoela, com a mãe, Silvana, e o pai, Gilberto - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O momento atual da relação entre Larissa Manoela e seus pais poderia ser comparado a uma novela. A história da filha única, que estreou como artista aos 4 anos de idade e que, com seu talento incomum e a ajuda de seus pais, que abdicaram de tudo para gerir sua carreira, conquistou fama, fortuna e tornou-se uma estrela poderosa, mas que cresceu, se apaixonou, ficou noiva e resolveu tomar as rédeas de sua vida artística, amorosa, financeira —e declarou independência, resultando no rompimento com seu pai e sua mãe.

Também poderíamos comparar esse drama familiar a um reality multimídia, já que o caso tem sido comentado e discutido em programas de televisão, podcasts, sites, plataformas de vídeos, redes sociais e colunas como esta. Sem contar que os próprios envolvidos também se manifestam das mais variadas maneiras.

Porém, considerando que a atriz passou vários anos no SBT, nada mais justo que definir essa confusão como um episódio do extinto programa Casos de Família. O tema seria uma homenagem a uma canção da maravilhosa e saudosa Rita Lee: "Um belo dia resolvi mudar e fazer tudo que eu queria fazer". Porque essa, aparentemente, é a realidade de Larissa: uma jovem celebridade que vivia como uma princesa encastelada que tinha tudo, exceto liberdade.

Se, de um lado, os pais abdicaram de suas próprias carreiras e se assumiram como empresários da filha, por outro, isso fez com que a filha fosse transformada não só em fonte de renda da família, mas também no principal "produto" da empresa.

A mistura de laços familiares e negócios é bastante comum e frequentemente complicada, porque, se afetivamente os pais querem manter o poder e a autoridade sobre a filha, comercialmente a filha é que tem o poder de gerar negócios.

Não vem ao caso julgar se Larissa está certa ou errada, se ela vai ou não se arrepender, se seu noivo tem ou não tem influência sobre suas atitudes, nem faz sentido procurar culpados. O que se pode fazer é acompanhar o comportamento e as atitudes dos envolvidos. E, nesse aspecto, não me pareceu um bom passo os pais terem enviado uma carta para ser lida abertamente no programa Fofocalizando, do SBT.

Sob a competente apresentação de Chris Flores e com acordes tensos ao fundo, ouvimos o texto com explicações sobre a venda da casa em Orlando, supostamente negociada em 2021 em comum acordo com Larissa, sobre os cuidados que eles sempre tiveram com a imagem da filha, sobre o trabalho que tiveram com a parte burocrática e também na sua criação e sobre a intenção de proteger o patrimônio construído pela família.

Não sei você, mas, se eu estivesse vivendo uma crise familiar, eu não gostaria que a atitude escolhida por meu pai e minha mãe para resolver o problema entre nós fosse mandar uma cartinha para ser lida na TV aberta e discutida pelos participantes do programa. Mas, se queriam pedir "socorro" porque estavam se sentindo caluniados e injustiçados, poderiam ter feito uma live para esclarecer tudo. Enfim, foi a opção deles.

Só sei que vamos continuar acompanhando por um bom tempo esse programa Casos da Família de Larissa Manoela, que, pensando bem, poderia ter um nome mais popular, como, por exemplo, "cansei de receber mesada do meu próprio dinheiro".

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem