Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Rosana Hermann

Bial erra na soma e Virginia Fonseca conta nos dedos

Influenciadora e Zé Felipe foram entrevistados por Pedro Bial

A influenciadora Virginia Fonseca - Leo Franco / AgNews
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rosana Hermann
São Paulo

Pedro Bial entrevistou Virginia Fonseca e Zé Felipe e cometeu um erro logo na introdução dos convidados. Ao falar do sucesso do casal na internet, Bial disse que eles "compartilham suas vidas em tempo real com mais de cento e quarenta milhões de seguidores; isso só em três redes sociais".

Não é bem assim, Bial. Porque se pode simplesmente somar o número de seguidores dos dois numa mesma rede. Pegue o Instagram, por exemplo.

Zé Felipe tem vinte e sete milhões de seguidores e Virginia, quarenta e quatro. Se fossem pessoas diferentes, se NINGUÉM que segue Virginia seguisse Zé Felipe e vice-versa, você somaria (27 + 44) e concluiria que eles têm 71 milhões de fãs nessa rede. Acontece que muitos, talvez milhões desses seguidores são 'repetidos', ou seja, seguem Virginia e seguem Zé Felipe também. Lembra da intersecção de conjuntos, Bial, do tempo da escola? Eu ajudo com um diagrama de Venn:

Diagrama de Venn
Diagrama de Venn - Reprodução

Então, existe uma intersecção entre os elementos do conjunto A, os seguidores de Zé Felipe e os elementos do conjunto B, seguidores de Virgina.

Também não se pode somar os seguidores da mesma pessoa em diferentes redes, pela mesma razão. Pegue o TikTok, onde Virginia tem mais de trinta e sete milhões fãs. Uma imensa parte dessa base também deve seguir Virginia no Instagram, no YouTube e em todo lugar onde ela estiver. Fã é assim, segue o ídolo nas redes todas. São as mesmas pessoas, não tem como somar a pessoa várias vezes.

Faltou um social media para ajudar Bial no texto e nas contas. Já a Virginia foi fofa na hora de calcular o número de anos entre sua idade atual, vinte e quatro, e a idade que tinha quando postou o primeiro vídeo, aos dezessete. Rapidamente ela usou os dedos e chegou à resposta certa: sete anos.

É essa espontaneidade que Zé Felipe destacou quando Bial perguntou o que explicava o sucesso fenomenal de Virginia. Zé Felipe disse que ela é natural, verdadeira e transmite a vida toda do jeito que acontece, como um reality contínuo, mesmo estando com cara inchada quando acorda. E tudo é exposto, exceto a hora de tomar banho e dormir. Como Bial bem colocou, o trabalho de Virginia é viver e postar sua vida.

E, aparentemente, esses milhões todos de seguidores não apenas amam acompanhar a vida da família em tempo real como sentem falta desse reality às sextas-feiras, quando ela não pega nem no celular nem assiste TV, por causa de uma promessa que ela fez a Deus.

Zé Felipe também foi bem simpático e verdadeiro. Achei bacana ele ter se arrependido do rap patético que ele fez como resposta ao jornalista Evaristo Costa que havia criticado Virginia. Fica a lição, não faça nada quando estiver com raiva.

Mesmo com o exagero nas contas, o casal é realmente uma potência em redes sociais e, como pretendem ter mais dois ou três filhos, ainda terão muitos novos fãs. De repente, o erro de cálculo vira uma profecia e em alguns anos eles chegarão a cento e quarenta milhões de seguidores únicos, que hoje é mais ou menos, a população inteira da Rússia, né Bial?

Rosana Hermann

Rosana Hermann é jornalista, roteirista de TV desde 1983 e produtora de conteúdo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem