Ricardo Feltrin

Em reportagem, Globo esconde marca de carro com 'esparadrapo'

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O "Conecte", quadro de serviço e tecnologia do "Jornal da Globo", aderiu à moda de apagar marcas de empresas em suas reportagens. Na semana passada, o quadro abordava carros que traziam novidades integradas, como acesso à internet. No vídeo, é possível ver que a produção cobriu de forma um tanto tosca o logotipo da Toyota ao volante. Aparentemente, com esparadrapo ou algo parecido. Veja o vídeo cinco notinhas abaixo...

Curiosamente...
Na mesma matéria em que retirou a marca japonesa, a Globo incluiu o nome da empresa na qual trabalhava o entrevistado: "Rafael Giorgi, especialista em produtos da Kenwood".

Outro lado
Esta coluna ouviu a Globo sobre o que entendeu como incongruência e perguntou se as marcas estavam sendo apagadas porque a emissora queria vendê-las, como uma espécie de "merchandising". Eis a resposta da Central Globo de Comunicação:

"O quadro 'Conecte' não é comercializável. Mesmo que as marcas se interessem, elas não podem comprar esse espaço."

Réplica
A coluna então questionou sobre o porquê de se esconder o logo da Toyota, já que ela nem poderia comprar o 'merchan. A resposta da CGCom:

"O conceito do quadro é mostrar as novidades tecnológicas. Só mencionamos marcas quando essa citação é entendida como uma informação relevante e útil aos telespectadores. O cuidado é simplesmente para que não pareçam propaganda."

Bah...
A coluna até ponderou em perguntar em seguida o porquê, então, de o nome da Kenwood estar tão destacado, mas lembrou que a CGCom poderia dizer que era informação relevante, então deixa pra lá.

Histórico do apagador global
A prática de eliminar logotipos e marcas de reportagens têm sido frequente nos últimos anos. Vejam dois exemplos:

Globo 'apaga' hotel em reportagem no Rio

Globo apaga nome de banco no "JN"

Assista ao vídeo do "Jornal da Globo"


Silvio Mandou o Lima...*
Muita gente saiu decepcionada do almoço em homenagem aos 30 anos do SBT, esta semana. Não com o banquete, mas com a ausência de Silvio Santos. O apresentador já havia dado indícios de que não iria. Aliás, Silvio não vai a festa alguma, nunca. Casamento, batizado, chá de bebê, noivado... pode ser o artista, político ou empresário que for, Silvio não aceita convite privado nem se for do maior anunciante do SBT. Na verdade, ele não aceita convites porque teme "estragar" a festa em que pisar, o que já ocorreu no passado longínquo. Ele já causou tanto alarido, pampeiro e balbúrdia que nunca mais aceitou ir a lugar algum.

A expressão...
"Mandar o Lima" tem origem no meio artístico musical. Quando um músico da noite falta a um compromisso, por exemplo, costuma-se dizer que ele "mandou o Lima". Tim Maia (1942-1998), por exemplo, vivia mandando o Lima.

Fracasso da negociação
Líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago cansou de esperar a resposta de Silvio Santos, mas acabou lucrando com a tentativa de compra da madrugada do SBT. A Band aceitou promovê-lo a parceiro preferencial, e não mais do canal-traço 21, e sim na emissora principal, onde ocupará as madrugadas que queria no SBT. E a Band, diplomaticamente, consegiu manter outra igreja rentável, a de R.R. Soares e seu "Show da Fé", que continuam em horário nobre.

A leitora bonitona comenta...

"É como eu disse outro dia pra Silvia, aqui do escritório, Quinta virou o melhor dia da minha semana. Eu acordo e já lembro que tem Ooops! Tomo café enquanto leio, porque não quero perder um minuto...

O leitor bem informado acrescenta

"Estou orgulhoso com a volta de Ooops!, sem dúvida a coluna mais interessante e agradável da imprensa 'ever'. Pena que não é diária, mas também, coitado do colunista também tem de editar o resto do site..."

Já as criancinhas...

"O que você anda bebendo, cabeção? E na hora do serviço? Porque nem num filme de Spielberg você pode ser tão querido. E paaaara de enrolar a gente..."

Crédito:

snif... houve um tempo em que as crianças respeitavam os mais velhos

:´(

Globo e você... com isso?

Ainda causa estranhamento o "timing" do lançamento, na semana passada, o documento 'Princípios editoriais das Organizações Globo'. O documento foi reproduzido por todos os veículos ligados à emissora. A justificativa extraoficial para a publicação do "editorial" seria firmar o ideário Global perante o mercado, independentemente da plataforma em que a empresa usar --jornal,. TV, internet etc--- no atual momento de transição, em que o jornalismo pode ser publicado em novas mídias.

Porém, porém...
Pouca gente percebeu que o "manifesto" também critica a rival Record, logo no início, no tópico "Breve (sic) Definição de Jornalismo". Diz ali a Globo:

"Antes, costumava-se dizer que o jornalismo era a busca pela verdade dos fatos. Com a popularização confusa de uma discussão que remonta ao surgimento da filosofia (existe uma verdade e, se existe, é possível alcançá-la?), essa definição clássica passou a ser vítima de toda sorte de mal-entendidos. A simplificação chegou a tal ponto que, hoje, não é raro ouvir que, não existindo nem verdade nem objetividade, o jornalismo como busca da verdade não passa de uma utopia. É um entendimento equivocado..."

E diz mais à frente...

"Dizer, portanto, que o jornalismo produz conhecimento, um primeiro conhecimento, é o mesmo que dizer que busca a verdade dos fatos, mas traduz com mais humildade o caráter da atividade."

Cutuca
Embora certamente a Globo vá negar (aliás, como sempre) qualqueeeeer citação implícita à concorrente, trata-se de evidente cutucão ao slogan do jornalismo da Record, criado por seu líder, Douglas Tavolaro: "Record, o Jornalismo-Verdade".

O número
11. Há 11 dias José Luiz Datena não pede demissão de nenhuma emissora de TV.

Na reserva
Com a bola cheia, o narrador Milton Leite está cotado para deixar o canal SporTV ainda este ano, e integrar o time fixo de apresentadores da Globo. Pesquisas apontam que Leite tem grande aceitação do público da TV aberta também.

Nomes incluídos no mármore do inferno
Ao menos um famoso artista da Record com contrato prestes a expirar mandou emissários à Globo para sondar terreno, pois quer muito voltar. A Globo mandou um recado de volta, que, grosso modo dizia o seguinte: "A regra é clara, quem rompeu contrato para mudar de emissora está banido para toda a eternidade. Quem esperou o contrato vencer e, aí sim, mudou de emissora, está liberado para voltar. Isso se a gente quiser, claro. Então, você está fora. Adeus. Morra. MORRA."

Ahn...
Tô brincando, a Globo não disse "Morra. MORRA". Me empolguei.

SOOOOOBE

Patrícia Abravanel

Demorou um século para Silvio Santos perceber que sua verdadeira herdeira no palco e na TV era a "filha nº4". Patrícia é bonita, articulada, carismática e, principalmente, magra. São quatro atributos essenciais para quem quer aparecer na TV.

DEEEESCE

O sobrenatural na TV paga

Assombrações, fantasmas, espíritos, caçadores de entidades... tudo quanto é asneira, sem provas e imagens, você pode encontrar a qualquer hora do dia ou da noite na TV paga. As dramatizações beiram o ridículo. E lembre-se: você, assinante, paga por isso.

Bem amigos...
Por enquanto é só. Toda quinta-feira agora vocês têm de volta a coluna *Ooops! e...

A leitora interrompe:
"Mas já? E cadê os patos que apareciam aqui antigamente, colunista lindinho?"

*O leitor corrobora:"
"É mesmo, estou sentindo falta dos patos. O que você fez com eles?"

Até as criancinhas malcriadas concordaram:
"É mesmo, só não concordamos que você é lindinho. Você é o colunista cabeção!
E cadê os patoooooooos???"

Crédito:

Leitora, leitor, criancinhas...
"Oooowwwnnn!"

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