Ricardo Feltrin

Audiência do futebol na Globo cai, mas cota de patrocínio aumenta 123%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em dez anos de medição na Grande São Paulo, principal mercado econômico do país e 'termômetro' da publicidade, o ibope das partidas do Campeonato Brasileiro na Globo caiu em torno de 20%. Na TV aberta, na última década, cerca de 1 em cada 5 telespectadores 'clicou-se' da Globo, e deixou de assistir às pelejas futebolísticas da emissora. Foram atrás de outros afazeres...

2 + 2 = 5?

O leitor sagaz deve se questionar: 'Ora, ora, ora... se o ibope caiu, então o preço do anúncio também cai, certo? Quero dizer, beeeem, se há menos gente assistindo, o anúncio tem que custar menos para o anunciante, não é? Não é, caro leitor. Mesmo com um produto com menos público, a Globo aumentou o valor da cota do futebol em 123% desde 2005. Discutiremos isso mais detalhadamente aqui para baixo...

Potência

Em 2012 a Globo vai faturar --somente com o produto futebol-- cerca de R$ 2 bilhões. É a 'mãe de todos os faturamentos', exclama a leitora, enquanto mexe nervosamente no cabelo. Não é, cara leitora. A Globo ainda tem a dramaturgia, um produto 'monstro' de caro, mas cujo faturamento total pode superar até o futebol. (obs: 1) claro, tem muito mais novela que jogo; 2) claro, isso é tabela cheia, depois a TV dá um desconto). De qualquer forma, R$ 2 bilhões brutos mostra a importância do futebol como fonte de receita e negócios na emissora. Vejam a evolução dos preços:

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

Receita nababesca

Somente com a venda de seis cotas master de publicidade do futebol, a Globo já garantiu para o ano que vem exatamente R$ 1,044 bilhão. Cada uma custou a modesta quantia de R$ 174 milhões. Essas cotas são vendidas num espaço de tempo menor do que o que você levou para ler esta frase toda. Em 2005, por exemplo, cada cota era vendida por 'apenas' R$ 74 milhões.

Receita nababesca²

Para 2012, a Globo deve faturar outro bilhão de reais somente com pay per view de futebol, com a venda de jogos do Brasileiro e dos campeonatos regionais. Este ano, o faturamento com PPV passou de R$ 700 milhões. E, vejam bem, isso é só com futebol, han? Não estamos somando lutas (UFC), eventos e outros esportes...

Os números

Na outra ponta da mesa está o ibope, a audiência. Dados inéditos, obtidos pelo F5, apontam que o ibope do futebol na Globo caiu 20% no universo de TV's ligadas desde 2001, ano em que a média de ibope de todos os jogos do Brasileiro ficou em 26,2 pontos. Em 2011 a média foi de 21,1 pontos. Desde 2005, para efeitos de comparação com o preço das cotas publicitárias, a participação de TVs ligadas caiu 17%. Vejam as simpáticas e didáticas tabelas abaixo...

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

Outro lado

Procurada, a Globo, por meio da CGCom, não comentou os números desta coluna. Em sua defesa (ela não pediu, mas eu vou ajudar), a Globo poderia recuperar frase da primeira nota da coluna de hoje, e dizer que, ora, se 1 em cada 5 telespectadores foi atrás de outros afazeres, um desses afazeres pode ser assistir aos jogos na própria Globo da TV paga, para ter mais qualidade ou HD; ou então que o amigo telespectador saiu da sala para acompanhar os jogos na internet --para poder ficar cornetando em tempo real.... ou então que, ora seu colunista enxerido, isso não é da sua conta... A Globo não fez nada disso, mas, enfim, o que a gente não faz pra informar direito...

;-)

Outro lado da Globo

A respeito das notícias publicadas nesta quinta-feira no F5, a respeito da queda de ibope da Globo das transmissões do futebol e, inversamente, o aumento do valor das cotas de patrocínio, a emissora se manifestou nesta tarde. Segue a nota, encaminhada pela Central Globo de Comunicação.

"O futebol global é o maior e mais importante projeto comercial do mercado publicitário da América Latina. É um projeto de comunicação abrangente, e sua avaliação não pode se restringir a comparar variações de audiência de transmissões de jogos do Campeonato Brasileiro com variações de preço do projeto como um todo.

O projeto prevê 105 transmissões de jogos,dos quais apenas 38 serão do Brasileirão, além de toda a cobertura jornalística, vinhetas, chamadas e comerciais constantes no plano.

Além disso o plano é aprimorado todos os anos, com contínua inovação em beneficio dos patrocinadores, com a adição de novos formatos e plataformas, como internet, games etc. Em 2012 o plano promete uma entrega mínima de 1953 inserções ao longo do ano, só na TV aberta, que é a maior entrega dos últimos anos --e nos orgulhamos em dizer que sempre conseguimos superar a entrega prometida no plano.

A eficiência e rentabilidade do projeto é reconhecida pela lealdade dos patrocinadores e cotistas e pela avaliação das agências nos 20 anos de existência do projeto."

Intervalo institucional

(narrador)

Cansada desses sites sem conteúdo? Empanzinada com portais tontos que só dão fofoca? Procurando um lugar para se informar e alegrar sua vida, com qualidade e simpatia? Não. Não responda agora Experimente antes o perfil do F5 no Facebook e, se você não gostar, nós lhe devolveremos o clique de volta. Clique aqui agora mesmo, no Perfil F5 no Facebook

(voltamos à programação...)

Cutucucão ecumênico

Enquanto a Igreja Universal usa o jornalismo da Record para atacar outras igrejas evangélicas, a Globo tem colocado em ação uma política de pluralismo religioso. Agora, o dia todo, na programação da emissora, entram no ar algumas 'pílulas' do 'Sagrado'. Trata-se de um programa ecumênico bancado pela emissora e destinado a divulgar todas as religiões. Inclusive a umbanda, tão detestada e combatida ferrenhamente pelos bispos da Universal. Essas 'pílulas' entravam antes apenas nas manhãs. Agora podem ser exibidas a qualquer horário.

Crédito: Roberto Nemanis/Divulgação/SBT
O apresentador Ratinho, do SBT

Roda da Fortuna

2011 será lembrado como o ano da reviravolta na carreira de Ratinho. Ele foi um dos primeiros apresentadores da casa a ser contratado em regime de 'sociedade'. Até 2008 havia um contrato fixo. Especulava-se que seu salário seria de R$ 300 mil mensais ou mais, somando 'merchan' e publicidade (como ser garoto-propaganda da Tele Sena, por exemplo). Era um dos maiores salários do SBT...

Veio então o inverno...

Então, o faturamento do SBT caiu, houve a 'guerra de contratações' contra a Record, o custo do SBT subiu bastante. Na hora da renovação, o SBT pressionou Ratinho a aceitar um novo tipo de contrato, o de 'sócio'. Apresentador e emissora dividiriam os custos de produção e também as receitas publicitárias gerais do 'Programa do Ratinho'. Meio a meio. A emissora achava que, assim, o programa custaria menos e se tornaria mais rentável... Mesmo assediado por Band e outras emissoras, Ratinho confiou em si e preferiu ficar no SBT sob novo contrato.

Então o sol voltou a sorrir

O que o SBT não esperava era que, em 2011, Ratinho voltaria a 'decolar', não no ibope mas no faturamento. Com uma fila de empresas querendo 'merchan' com Ratinho, seu salário como 'sócio' disparou e ele passou a ganhar muito mais do que ganhava com salário fixo antes.

Crédito: Divulgação
Silvio Santos vai ali...

Ahã, sentá lá, Silvio...

Bastou o sucesso de Ratinho chamar atenção na contabilidade para que alguééééém na direção do SBT mandasse um emissário procurar Ratinho para lhe fazer singela proposta. Foi mais ou menos assim o diálogo (adaptação livre do colunista):

Emissário (entra na sala) - Bom dia, Ratinho, como vai? E a família, a dona Solange... todo mundo belezinha? Então, sabe como é, você vê, a empresa está em dificuldades, o Grupo SS, essa história do banco e coisa e tal... veja bem, o que você acha de a gente mudar um pouquiiiiinho, mas só um pouquiiiiinho nosso contrato? Digamos, em vez de metade para cada um, por que não uma mudancinha, assim, um tiquinho de leve, coisinha de nada, digamos que 60% para o SBT e 40% para você?

Que tal? Han? Fica ótimo pra nós dois, han? Han? Han?

Ratinho - Nem a pau.

Aliás...

O contrato de Ratinho como 'sócio' do SBT lhe dá direito de ir a qualquer emissora e a qualquer programa que ele quiser para dar entrevista ou mesmo participar de quadros. E sem necessidade de pedir permissão a quem quer que seja.

Pausa para o queixume semanal

Vocês pensam que é fácil apurar informações, bastidores, conseguir números exclusivos para uma coluna imensa como essa todas as semanas? Saibam que não é, saibam todos que é um tormento, uma missão difícil, sofrida, que requer um sacrifício diário do pobre colunista, o qual, abnegadamente, faz de sua profissão um sacerdócio, com todo seu suor e...

Crédito:

Ah, claro, chefe. Agora vai ficar mais refrescante com esses ventiladores...

:-((

Operação tartaruga

Editores de jornalismo da RedeTV! sofreram bastante nos últimos dias. Houve um novo atraso de salários na emissora e, em retribuição, alguns cinegrafistas decidiram devolver matérias com um novo 'estilo' de filmagem. Inventaram novos 'planos' e abusaram de cabeças cortadas, imagens tremidas e muito, mas muito plano desfocado... Um jornalista experiente estava na ilha de edição e não resistiu a fazer graça. Depois assistir a uma gravação sobre economia popular, uma 'externa' impublicável, ele disse:

Olha! Esta matéria do Glauber Rocha eu não vou usar!

Crédito: Reprodução O espírito do cineasta Glauber Rocha anda sendo evocado na RedeTV!
O espírito do cineasta Glauber Rocha anda sendo evocado na RedeTV!

Outro lado

Procurada pelo F5, a assessoria de imprensa da RedeTV! informou que a emissora não comentaria 'assuntos internos'.

SOOOOOOOOBE!

Crédito: André Muzell/AgNews
Fatima Bernardes

Fátima Bernardes

Para o telespectador, uma profissional com sucesso mais que merecido. Quem acompanhou sua carreira no vídeo sabe que, em tudo em o que ela se transformou, o fez por si mesma. Diferentemente de muitos outros exemplos na TV, seja em jornalismo ou artístico, Fátima nunca precisou 'alavancar' a carreira em terceiros. Quem teria coragem de dizer que ela chegou à bancada do 'JN' somente porque seu marido era editor-chefe? Com talento e profissionalismo demonstrados até hoje, Fátima certamente acabaria na bancada com ou sem marido. Assim como agora, quando, sozinha, emplaca um programa solo na grade mais disputada da TV aberta, e se torna o grande investimento e aposta da Globo em 2012.

DEEEEEEESCE!

Crédito: Matheus Cabral/TV Globo
Âncoras do 'Video Show'

Video Show

Está na hora de um 'choque de novidades' no programa vespertino da Globo. Pautas, quadros, entrevistas e brincadeiras, tudo se repete de maneira enfadonha no 'Video Show'... Embora, justiça seja feita, a atração, seu formato, tudo tenha sido criado pela própria Globo, o programa hoje soa datado. Afinal, são 30 anos no ar. E nem dá para o pessoal se gabar dizendo que é líder de audiência, porque no horário em que é exibido a TV brasileira não tem nada a oferecer.

PS

Uma última notinha, a respeito da transmissão da Libertadores em 2012. Os canais SporTV e ESPN devem urgentemente remover seus equinos da precipitação pluviométrica. Os dois canais estarão fora da transmissão a partir do próximo ano. A exclusividade vai ser do canal Fox Sports, que estreia no Brasil em janeiro. É possível imaginar a cena, o velho Rupert Murdoch rindo malignamente:

Meu! Meeeu! Jogo da Libertadores é só meeeu! MEU! Bwahahaha! BWA! BWAHAHAHAHAHA....

ahn... desculpem, não sei porque voltei aqui, a coluna já tinha acabado, vou parar...

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias