Ricardo Feltrin

Sony deve virar canal 100% dublado; Globo fatura com música gospel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há tempos assinantes reclamam da sistemática falta de legendas no canal Sony. É batata. Não há dia, sacrossanto ou não, que o Sony não "esqueça" de colocar legendas em seus seriados. Após muitas reclamações, obtivemos finalmente uma resposta, a qual revelo abaixo, para gerar suspense e expectativa...

Bem...

A boa notícia é que, a partir de 2012, o Sony nunca mais terá problemas com legendas. Antes que o leitor grite "yes!", "viva!" ou "faz-me rir", deixe-me completar a frase. O Sony não vai ter mais problemas com legendas porque vai passar a ser um canal totalmente dublado. Os novos seriados de 2012 já entrarão no ar dublados, assim como toda sua faixa nobre (das 18h à 0h). Até o final do próximo ano, o Sony estará 100% sem legendas. Genial, han? Han?

Crédito: Divulgação Dr. Shepherd, no leito de morte do velho canal Sony
Dr. Shepherd, no leito de morte do velho canal Sony

Sorry, ops, Sony no ranking

O Sony hoje é 38º no ranking de ibope da TV paga. Tem 0,28% de participação nas TVs ligadas nas oito praças principais do Painel Nacional de Televisão. Com seu ínfimo 0,12 ponto percentual de ibope, está atrás de canais como Discovery, Telecine Pipoca, MTV e até a Rede Vida.

A grama muuuuito mais verde do vizinho...

Futricas do mundo capitalista. Corre a lenda no mercado que a decisão de o Sony virar dublado se deve, na verdade, à uma inveja verde (de dólar) que o canal tem da Fox Brasil; vá lá, a Fox é outro canal de séries chatonildas, mas foi o pioneiro entre os "grandes" a ignorar o passado, magoar os fãs puristas e exibir tudo dublado. A audiência da Fox com isso se multiplicou. Isso porque, suspeita-se, muitos seres humanos têm preguiça de ler legenda. Havia cerca de dois anos, a Fox amargava posição semelhante à da Sony hoje no ranking de ibope. A despeito das críticas e ataques, após dublar tudo, disparou para o 12º lugar. Mais de quatro vezes a audiência do Sony.

Ei...

Caros, lembrem-se que estamos falando de audiências decimais da TV paga. Eu escrevo aqui "quatro vezes" e pode parecer... nossa, puxa, que difereeeença incrível há entre Fox e Sony... Não é bem assim. Estamos falando de 0,47 para 0,12% de share. Então é quase quatro vezes, sim, mas sobre um universo pequeno, minúsculo, nanico. Não é toooodo esse público que vocês possam pensar, porque, vejam vem...

Crédito:

tá bom, tá bom, eu continuo... hunf, pedem sempre 'didatismo! didatismo'... e quando a gente realmente é didático leva uma cabongada para se apressar :-(

Outro lado...

Procurada, a assessoria da Sony não retornou as ligações da coluna. Segundo a direção do canal declarou no mês passado, em evento, o Sony pretende dar ao assinante que quiser a possibilidade de continuar assistindo ao canal da velha forma, em inglês, com legenda em português etc O assinante alteraria a configuração, usaria modo SAP etc. Agora, cá entre nós... um canal que nunca resolveu o problema com as legendas, por que teria performance técnica melhor agora? aí sim, faz-me rir...

Persiga o site F5 no Facebook ou no Twitter

Crédito: Bruno Miranda/Folhapress

Que música rentável dos diabos!

Enquanto o bispo Edir Macedo faz muxoxo e prega que alguns cantores gospel são "endemoniados", a Globo e o SBT investem nesse estilo, ah, digamos, "satânico" e obtêm bons retornos financeiros. A Globo se beneficia pelo fato de que o gospel é um dos únicos estilos musicais que ainda tem boas vendas na indústria videofonográfica. Há uma campanha maciça de artistas e empresas no sentido de "pecamizar" a compra de produtos piratas. Vídeos da grande editora e gravadora gospel BV Filmes, por exemplo, obrigam seus proprietários a ler mensagens como "Deus não gosta de pirataria" antes de qualquer filme ou show gravado.

Thank You, Lord!

Nas Organizações Globo, o resultado do selo Som Livre Gospel este ano será motivo de orgulho. CDs como os das séries religiosas "Promessas" e "Infinito Amor" estão no topo das paradas; o mesmo ocorre com DVDs como os do padre católico Fábio de Melo ou da evangélica Ludmila Ferber. Tudo que é gospel vende bem. Não será de admirar se a Globo ainda tiver um programa de música gospel em sua grade de programação --antes mesmo da Record.

Crédito: Divulgação
Ana Paula Valadão, da banda Diante do Trono

Cutuca

A banda Diante do Trono, por exemplo, cuja vocalista Ana Paula Valadão (foto) foi publicamente "endemonizada" pelo bispo Macedo, sempre está no ranking de CDs mais vendidos da Som Livre. O grupo tem grande destaque também no site da gravadora. Nas últimas semanas, a Globo também passou a exibir propaganda de seu selo gospel de maneira ostensiva nas madrugadas. "Música para louvar", diz o locutor nas propagandas do elenco religioso da Som Livre.

Pregação antigospel

Ouça aqui o áudio do discurso de Macedo contra Ana Paula.

Crédito: Rubens Cavallari/Folhapress
Raul fatura com gospel

Até o SBT entrou na boquinha...

Até o SBT do judeu Silvio Santos, sempre tão laico, acabou se rendendo ao estilo evangélico. O responsável é Raul Gil, que injeta gospel nas tardes de sábado, com seu show de calouros. Raul é um veterano na área, e já descobriu estrelas do canto gospel, como Robinson "Anjo". Revelado por Raul na Record, Robinson, vejam só, acabou virando artista da Line Records, que vem a ser gravadora de quem? Hein? Hein? Reeeesposta ceeeerta, leitora querida. De Edir Macedo!

Crédito: Reprodução da TV
Edir e Renato

No princípio era o gospel...

Curiosamente, o gospel foi relevante nos primeiros anos da Universal. Por anos, seus cultos tinham cantores e até bandas formadas por fiéis. A ruptura de Macedo com o gospel ocorreu em algum ponto entre meados dos anos 90 e 2000. Uma das teorias reza que Macedo nunca foi fã, mas passou a desprezar o gospel depois da saída do bispo cantor Renato Suhett. Esse homem chegou a ser considerado o nº 2 de Macedo, nos anos 90.

Então o bispo desafinou...

Mais tarde, Suhett sairia da igreja, descontente com os cargos que Macedo lhe oferecia em áreas administrativas, tirando-o, digamos, do púlpito. "Eu só queria cantar para Deus", disse Suhett. E saiu. Anos depois, voltou, mas logo se irritou com uma "quarentena" de posições ou cargos imposta pela cúpula da igreja, e saiu novamente.

Gospel Line

O desgosto com o estilo, porém, não impediu a Igreja Universal de investir e lucrar milhões com sua gravadora. Mas sem propaganda. Notem que artistas da Line Records quase não têm chance na programação da Record.

O número

15. Quinze mil reais é quanto Joana Machado, milionária vencedora de "A Fazenda", cobra para dar o ar da graça em um evento, seja ele qual for. Fica umas duas horinhas no máximo e então vaza. Façam as contas: média de três eventos por semana, mais contrato com a Record, mas torpedo sexy etc e tal, e Joanita já está logo logo dobrando o prêmio de R$ 2 milhões que levou em "A Fazenda". Isso se Alexandre Frota não conseguir bloquear seu rico dinheirinho, como o F5 informou ontem com exclusividade.

Crédito: Divulgação
Globo tentou locar terra dos Smurfs antes da Capadócia

Frescurite "mode on"

Globo prepara nova novela e as primeiras cenas e intrigas se passarão em regiões de Istambul e da Capadócia. Ninguém pediu, mas aqui vai uma opinião particular sobre essa moda. É um clichezão. O surrado lugar-comum dos livrinhos "Bianca" e "Sabrina". Sempre a mesma coisa: história começa em um lugar paradisíaco/perigoso/misterioso, onde provavelmente ocorrerá um crime/perseguição/desaparecimento, ao mesmo tempo em que ocorrem histórias de amor/ódio/sofrimento. Além de ser uma coisa bem fresca é ainda um desperdício de dinheiro, porque fazer essas gravações internacionais demanda montes de passagens e hotéis de primeira classe. Porque sabe-se que, tirando o bravo pessoal técnico, aquela gente que diz fazer novela não anda nem de classe executiva. Claro que, geralmente, não é a Globo quem torra dinheiro. São as cidades e países interessados em exibir suas paisagens na Globo e, assim, ter seu nome espalhado mundo afora com as novelas.

;-)

Vote agora. Imagine que você fosse uma novelista da Globo...


Brincadeirinhaaaaaaaa, pelotenses queridos! :D

Crédito: Divulgação
Namoro ou amizade?

Flerte nas redondezas

Apesar do contrato de Adriane Galisteu com a Band ir até 2012, há quem garanta que ela está conversando com a RedeTV! Pode até ser, mas o que ela queria mesmo era voltar para a Record. Mas, para isso, esbarra na necessidade de ter o perdão de Honorilton Gonçalves. Sua saída da emissora rumo ao SBT, em 2004, quando a renovação do contrato na Record já estava pronta, até hoje não foi digerida por Gonçalves.

Propostas indecentes

Diferentemente do que publicou-se dias atrás em parte da imprensa televisva, Marcelo Adnet e Dani Calabresa ainda não renovaram com a MTV. A Globo já fez uma oferta formal ao casal, mas o problema para a Globo, ali, é que dinheiro é o de menos. Não é piada. São os últimos humoristas da TV aberta movidos pela liberdade, e não pela grana.

SOOOOOBE

"Fina Estampa"

Até quem não gosta de novela, se por acaso ficar cinco minutos assistindo "Fina Estampa", é provável que não consiga parar até o fim do capítulo. Em qualquer momento em que você liga a TV, lá estão os sentimentos mais primitivos da raça: a ganância e a inveja; a ingenuidade e a bondade; o dualismo de um universo habitado por humanos e gente que deveria se chamar 'viborano'... gente ofídica e gente 'como a gente', vivendo lado a lado na fictícia sociedade inventada por Aguinaldo Silva... O que é pior: a realidade é igual à ficção.

DEEEESCE

Após demissões, a 'nova' MTV fica sem assunto

Nos últimos 10 dias a MTV deve ter exibido aproximadamente 296.372 vezes o replay do "VMB 2011". O pior é que alguns programas ainda usam os "melhores momentos", entrevistam os premiados e avisam até que horas será a próxima reprise. Ééééé um verdadeiro pontapé na parte frontal da cintura pélvica de um mamífero humano macho. Pelo amor de Deus. Nem os parentes dos integrantes das bandas devem estar aguentando mais. Façam o favor...

Criacinhas testemunham

"A gente super-adora as quintas-feiras. É o dia mais legal da semana, dá até gosto ir pra escola, porque quinta-feira é quando sai a coluna Ooops! do Feltrin e..."

Mentira! Cabeção mentiroso! A gente não falou nada disso! Cabeção mentiroso!

Colunista
Infelizmente para vocês, fedelhos, sou eu que invento os diálogos.

Leitor Rabugento

Falando o português claro no peculiar linguajar que este colunista intragável tanto gosta, por que você não vai semear em terra fértil aquele tubérculo comestível da família das dioscoreáceas?

É batata!

Crédito:

[an error occurred while processing this directive]
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias