Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Receitas do Marcão

No Dia da Mentira, celebre a comida de verdade com uma feijoada falsa

Versão simplificada do prato brasileiro leva só dois tipos de carne

Feijoada falsa Marcos Nogueira-1º.abr.2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O termo "comida de verdade" está em alta há alguns anos. Mas que raio quer dizer isso? Na acepção mais ampla, alimentos livres de processamento industrial e sem aditivos químicos. Para muitos brasileiros, porém, comida de verdade envolve necessariamente os dois elementos basilares da nossa alimentação: arroz e feijão.

É comum você ouvir fulano ou sicrano dizer que tem vontade de "comer comida". Nesse caso, hambúrguer não é comida. Sushi não é comida. Pastel não é comida. Comida é arroz, feijão, alguma mistura e talvez farofa, salada e outros parangolés.

Se comida é arroz com feijão, feijoada é comida para caramba. Pena que seja algo tão chato de fazer. Mas a gente pode dar um jeitinho de resolver isso aí. Hoje, no primeiro de abril, vamos fazer uma feijoadinha falsa –mas que não deixa de ser comida de verdade. Uma brincadeira com o Dia da Mentira –e um modo de simplificar o preparo da feijoada, sem perder sua essência.

Minha feijoada falsa leva só duas carnes: linguiça e barriga de porco. Você escolhe se as quer frescas ou defumadas –vai do sabor que você procura para o seu feijão. Dá para mudar o mix de carnes ao seu gosto, acrescentando charque, costelinha, rabo, focinho, o que bem entender. Mas aí você corre o risco de transformar a feijoadinha de araque numa feijoada completa, que dá muito mais trabalho.

Eu evitei as carnes salgadas porque elas precisam ficar de molho na noite anterior. Aliás, o grande lance de pertences como orelha, pé e rabo é a gelatina que eles soltam no cozimento, coisa que engrossa o caldo.

É fácil hackear esse efeito. Compre barriga ou bacon com couro, aí cozinhe a pele na pressão antes de colocar o feijão na panela. Bata esse caldo no mixer ou liquidificador e voilà, gelatina! A pressão é uma grande aliada para reduzir o tempo de preparo. Ela permite que você cozinhe o feijão razoavelmente rápido sem tê-lo posto de molho um dia antes.

Além de encurtar o tempo de preparo e simplificar procedimentos, a feijoadinha fajuta permite fazer comida em quantidades razoáveis para quem mora só ou não quer guardar duzentos potes de sobras no congelador. Calculei a receita para três ou quatro refeições.

Como acompanhamento, troquei a couve refogada por uma saladinha de couve crua surrupiada da Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça. No lugar da laranja, gomos de mexerica: ideia afanada da feijoada meio japonesa que o Renato Yada serve no bar Izakayada.


FEIJOADA FALSA

Rendimento: 3 a 4 porções

Dificuldade: média

Ingredientes

100 g de barriga de porco ou bacon com pele

2 cebolas

6 dentes de alho

200 g de feijão preto

2 folhas de louro

1 gomo grande (ou 2 pequenos) de linguiça fresca (toscana, calabresa) ou defumada (calabresa, portuguesa, paio)

Sal a gosto

Para servir: arroz branco, farofa, gomos de mexerica e couve crua temperada com sal, limão e azeite.

MODO DE FAZER

  1. Separe o couro do bacon ou barriga. Reserve a carne. Na panela de pressão, coloque o couro, 1 cebola e 2 dentes de alho. Cubra com água (o suficiente para depois cozinhar o feijão) e deixe na pressão por 1 hora.

  2. Desligue o fogo, alivie a pressão e bata esse caldo com o mixer ou no liquidificador. Acrescente o feijão e o louro. Cozinhe na pressão por meia hora ou até o feijão ficar macio.

  3. Alivie a pressão e deixe o feijão cozinhar em fogo baixo, com a panela destampada. Adicione a linguiça inteira.

  4. Em outra panela, frite o bacon ou a barriga na própria gordura. Quando dourar, junte ao feijão. Refogue a cebola e o alho restantes na gordura que se soltou. Adicione o refogado ao feijão.

  5. Quando a linguiça estiver cozida, reserve-a e espere esfriar. Fatie a linguiça e acrescente as rodelas ao feijão.

  6. Assim que o caldo estiver grosso, ajuste o sal e desligue o fogo. Sirva imediatamente ou guarde para o dia seguinte... fica ainda melhor.

Receitas do Marcão

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também a coluna Cozinha Bruta, além de apresentar o programa homônimo no canal Sabor & Arte. Instagram: @cozinhabruta

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem