'Se acha': planilha de influenciadores vaza na web e causa crise no mercado publicitário
Malu Borges, Bruna Marquezine e Sasha, entre outros famosos, são citados em documento; vazamento ocorreu em grupos das maiores agências do país
Não se fala em outra coisa na internet e no mundo publicitário desde a última quinta-feira (23): uma planilha feita por publicitários, alguns das maiores agências do país, critica artistas, jornalistas, influenciadores e cantores em trabalhos realizados para marcas.
Ao todo, são mais de 100 nomes citados, com 400 respostas sobre pessoas com diferentes esferas de fama no Brasil. Os nomes mais bem avaliados são Sabrina Sato, Rafa Kalimann, Gil do Vigor, Ary Fontoura, Iza, Gisele Bundchen e Juliette Freire.
A grande maioria das críticas são para personalidades da internet. Álvaro, Malu Borges e Gkay receberam notas baixíssimas por atrasos na entrega, dificuldade de trabalho, entre outras questões tratadas.
Há pessoas de grande fama citadas. É o caso de Sasha Meneghel, filha de Xuxa. "Péssima experiência, não entrega relevância, engajamento e zero de conteúdo. Muito difícil de trabalhar", diz a avaliação.
Outro trabalho mal avaliado foi de Bruna Marquezine. A atriz, uma das mais populares do Brasil, foi acusada de "fazer o mínimo e fazer mal feito".
"Não lê briefing, faz as entregas completamente desorganizadas e amadoras, teve publi que estava acordado para ser às 20h e ela subiu de madrugada. Se acha. A assessoria dela não responde e-mails, não se atenta nem ao período de validade contratual. Não consegue sequer compreender uma cláusula simples", afirma um dos avaliadores.
Uma das que mais viralizaram foi a avaliação de Larissa Manoela, outra atriz popular. O seu comportamento foi elogiado, mas houve críticas severas a sua equipe. Larissa, vale lembrar, era agenciada por seus pais até 2023.
"A assessora não sabe trabalhar, supergrossa. Muito difícil de trabalhar com ela, é só patada. Lari é fofa, mas tá na equipe errada. Precisa mudar isso urgentemente, ou vai perder grandes contratos", diz o comentário.
Mas de onde vem a planilha?
Segundo apurou a coluna, a planilha existe desde 2023 e foi uma forma que funcionários de grandes agências de publicidade e pessoas que trabalham no meio de influência encontraram para trocar informações entre si.
O documento já é conhecido das agências, que vê a prática como normal. Não é a primeira vez que algo do tipo é feito. O grande problema é que nenhuma delas vazou.
Equipes de profissionais reclamaram pessoalmente com produtoras sobre o assunto desde quinta-feira (23). Afirmam que as notícias sobre o caso podem fazer artistas ou influenciadores mal avaliados perderem clientes.
Foi um temor sobre o qual Rafa Ucmann, influenciador mal avaliado no documento, falou em suas redes sociais. Ucmann confirmou o relato sobre feito na planilha.
"Eu tive problemas mesmo com a marca e com a agência, que são incríveis e que sempre trabalho, em uma situação. E espero continuar de alguma forma", afirmou ele em sua conta no Instagram.
Outro ponto que causou a crise é a forma de vazamento. A teoria é que um publicitário que foi recentemente dispensado de uma empresa que trabalha com marketing de influencia tenha vazado o documento para expor profissionais que trabalham com ela.
Não existe, até o momento, uma investigação para saber onde o documento foi feito. O fato é que a planilha foi fechada após seu vazamento, na manhã desta sexta (24). Quem quiser entrar, precisa ter autorização do seu criador, que permanece anônimo. No entanto, ele tem rejeitado convites de curiosos.
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