Serviços de streamings são os que mais gastaram em publicidade na TV brasileira em 2024
Empresa de capitalização supera gigantes e só fica atrás da Claro como maior anunciante
Com mais de R$ 1,6 bilhão, os serviços de streaming lideraram a estimativa de investimento em publicidade nas TVs de todo o país. É o que diz um estudo da Tunad, feito a pedido da coluna.
No ranking por categorias, além de plataformas como Netflix, Prime Video e Max, aparecem setores como cosméticos (R$ 737 milhões), capitalização (R$ 650 milhões), bancos tradicionais (R$ 607 milhões) e apostas esportivas (R$ 588 milhões).
A pesquisa se baseou no horário em que os comerciais foram programados para ir ao ar e levou em conta também patrocínios de programas e atrações ao vivo. Individualmente, a marca que mais anunciou na televisão brasileira no ano de 2024 foi a Claro.
Segundo a Tunad, a empresa de telefonia investiu cerca de R$ 339 milhões em publicidade na televisão neste ano. O segundo lugar ficou com a empresa de capitalização Viva Sorte, do empresário Renato Ambrósio, que tem um programa semanal nos sábados à noite da Band.
O levantamento afirma que a Viva Sorte fez investimento na casa dos R$ 281 milhões. Seu foco foi especialmente a TV aberta, em canais como Record, SBT e a própria Band. Com concentração maior na Globo, completam o top 4 o Mercado Livre, com R$ 243 milhões, e o Itaú, com mais de R$ 226 milhões.
Em São Paulo, principal mercado de televisão do Brasil, os serviços de streaming dominam o número de inserções em intervalos comerciais. A Max, do grupo Warner Bros. Discovery, ficou em primeiro lugar com 178.591 mil, seguido por Disney+ com 165.139.
A Claro ficou em terceiro com 113.176. Kayak, com 70.482, e CVC, com 54.260, completam o top 5.
A Tunad faz monitoramento de comerciais e levantamentos para diversas empresas comerciais do Brasil, como Globo, ESPN, entre outras. O levantamento foi realizado entre janeiro e 15 de dezembro.
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