YouTube diz que é mais visto que Globo e outras TVs abertas; emissora e Ibope negam
Google divulgou dado em evento para o mercado, mas TV e instituto apresentaram novos dados nesta sexta
Uma pesquisa do Kantar Ibope indica que o YouTube já é mais acompanhado pelo público do que a Globo e as outras quatro grandes redes de televisão do país. O dado foi apresentado em um evento do Google para o mercado publicitário nesta quarta (9), no qual a coluna esteve presente. Após a publicação, Globo e Ibope contestaram os dados apresentados pelo YouTube, dizendo que eles são declaratórios, e não servem como parâmetro de audiência.
A pesquisa feita no modelo Target Group Index (TGI), feita sem encomenda do Google e produzida de forma própria para estudo de mercado do instituto, mostra, a partir de respostas de 24 mil brasileiros, que há mais adultos com 18 anos ou mais assistindo ao YouTube durante a semana do que em cada uma das 5 principais emissoras de TV aberta. Os dados também indicam que o YouTube é a plataforma digital número no Brasil, considerando a mesma faixa de público.
Dados internos do YouTube mostram que, somente em televisores com internet, a plataforma é assistida por 75 milhões de pessoas. Somadas, as emissoras, segundo apuração da coluna sob esse dado apresentado pelo YouTube, são vistas por 73 milhões.
Globo e o Kantar Ibope refutaram uma informação repassada pelo Google na última quarta-feira (9) de que o YouTube já tem mais público que todas as redes de TV aberta do Brasil. Segundo dados repassados pelo instituto e pela emissora, o YouTube informou números declaratórios, que não sevem de parâmetro para embasar audiência. O Google ratificou os dados apresentados pelo Kantar Ibope.
Um exemplo: o entrevistado diz que viu futebol no YouTube naquela semana, mas o Ibope não captou aquele dado em métrica mais exata. Os dados do TGI são usados como pesquisa de consumo para entender comportamentos ao mercado.
Segundo dados auditados de consumo (CPV 2023) apresentados pela Globo e pelo Ibope, que capturam a informação e não dependem de declaração do consumidor, a TV linear representa 74,3% de todo o consumo de vídeo (contra 25,7% das plataformas de vídeo online).
A TV aberta tem 64,5% desse consumo e a TV Globo, 35,4%. A Globo na TV aberta é, sozinha, é 38% maior do que todas as plataformas de vídeo online somadas, abertas ou pagas, e o dobro (120%) do YouTube. Isso, considerando todos os dispositivos.
A coluna esteve na sede do Google em São Paulo nesta quarta (9) e conversou com Patrícia Muratori, diretora do YouTube para a América Latina. A executiva afirmou que os números mostram uma democratização de conteúdo. Segundo ela, o Brasil é o segundo maior produtor de podcasts em vídeo para o YouTube no mundo.
"Nossa missão é justamente essa. Eu vejo imagens das pessoas carregando a TV da sala para a varanda, para verem o YouTube enquanto comem o churrasco, ou fazem alguma coisa fora de suas casas. É uma revolução, e queremos que o mercado entenda cada vez mais isso", comentou.
Para incrementar números, o YouTube passou a investir em esporte ao vivo. Como já havia antecipado a coluna, o Google confirmou a compra de 38 jogos do Campeonato Brasileiro entre 2025 e 2027, em negócio feito com a Liga Forte União. A transmissão será da Cazé TV.
Cem por cento das cotas de patrocínio para a transmissão do Brasileirão já foram fechadas. Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald's, PagBank, Stellantis e Unilever serão os anunciantes de 2025.
"Nós percebemos que havia muita demanda pela continuidade. Essa democratização do futebol, para nós, passa por oferecer transmissões ao vivo de forma gratuita. Nós iremos sempre manter esse caminho, de oferecer gratuidade", comentou Patricia ao ser perguntada sobre o negócio.
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O YouTube não é mais visto do que grandes TVs abertas, como publicado em versão anterior deste texto. Pesquisa Kantar Ibope, divulgada pela plataforma, não informava que os dados eram declaratórios, e não servem como parâmetro de audiência
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