Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Maju Coutinho vai à Africa para Fantástico desmistificar continente: 'Tem potência'

'Que África é essa? O Fantástico na Terra-Mãe' será dividida em quatro episódios e estreia no domingo (3)

Maju Coutinho mostra a África além dos estereótipos em nova série do Fantástico
Maju Coutinho mostra a África além dos estereótipos em nova série do Fantástico - Eulym Ferreira/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maju Coutinho vai estrear uma série no Fantástico criada por ela para desmistificar a visão que muita gente tem sobre a África. Chamada de "Que África é essa? O Fantástico na Terra-Mãe", a atração foi criada pela própria apresentadora. Serão quatro episódios exibidos a partir de domingo (3) e durante todo o mês de novembro, mês da consciência negra.

A viagem começa com Maju refazendo os passos de ex-escravizados que conseguiram voltar para a África no século XIX, em Gana, um país relativamente jovem, com 67 anos de independência, que enfrenta desafios como a desvalorização da moeda e busca soluções sustentáveis para o seu desenvolvimento.

Como exemplo, uma empresa de táxi que utiliza energia solar para seus veículos, buscando reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Já o Quênia se destaca no uso de energias renováveis, como a hídrica, eólica e principalmente a geotérmica.

No primeiro episódio, a apresentadora Maju Coutinho explora a capital Nairobi por meios de transporte locais como os "boda-bodas" (moto-táxis) e os "matatus" (ônibus coloridos e vibrantes), destacando a praticidade do transporte em meio ao trânsito da cidade, que proporcionam um vislumbre da cultura local e da energia vibrante da capital queniana.

Maju Coutinho falou com a coluna sobre como a série foi criada. Segundo a apresentadora, foi um conjunto de fatores e de união com outros colegas que tinha uma visão de África muito parecida com a dela.

"Todo ano, o Fantástico faz um encontro para que a equipe do programa apresente projetos. Antes mesmo desse encontro, eu já havia comentado com o Daniel Targueta, editor da série, sobre a minha vontade de fazer reportagens sobre o continente africano, porque eu acho que o foco da mídia ocidental é sempre voltado para as mazelas e para a natureza exuberante. E, na verdade, a África é um continente muito diverso", revela Maju.

"Tem as mazelas, as dificuldades, os contrastes, mas também tem a potência. E a nossa ideia partiu daí. Já existia uma semente, o Daniel já tinha me apresentado um projeto e logo depois que eu falei sobre essa vontade, ele me mostrou uma ideia. Juntamos com uma proposta da editora de web Lethicia Amâncio de visita ao continente africano e assim nasceu a série", comentou.

Maju já tinha ido para a África anteriormente com a cantora Iza, mas desta vez, ela revela algo especial. Como ficou por um longo tempo, ela colecionou histórias que jamais imaginou que viveria.

"Estive na África pela primeira vez quando o ‘Fantástico’ foi acompanhar o show da cantora Iza no Unitel | Festa da Música, na capital angolana Luanda, em sua primeira ida ao continente africano. Foi uma viagem rápida, mas muito especial. Para a série, viajamos por duas semanas. Éramos quatro pessoas in loco e dois editores acompanhando tudo do Brasil. Percorremos os países de Gana e do Quênia e exploramos o território com um olhar renovado sobre os povos, a cultura, a economia, os avanços, as tradições, ritos, a culinária", comenta.

"É impressionante ver como os países têm buscado soluções sustentáveis para o seu desenvolvimento e como a tecnologia se manifesta de maneira surpreendente, não somente nos grandes centros, mas também na maior favela do Quênia, por exemplo, onde uma empresa local oferece internet rápida e acessível, permitindo que moradores, especialmente os jovens, se conectem com o mundo digital", conclui Maju.

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem