Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Outro Canal

Cassia Kis vira ré por homofobia na Justiça Federal e pode pagar multa milionária

Ação foi movida pela Antra e por José de Abreu; OUTRO LADO: Atriz não respondeu contatos

Cassia Kis, que virou ré por homofobia na Justiça Federal - Victor Pollak/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A atriz Cassia Kis virou ré por homofobia. A Justiça Federal aceitou denúncia contra a ex-atriz da Globo por preconceito contra pessoas transexuais. O caso corre na 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

A ação civil pública pode fazer com que ela precise pagar multa de até R$ 1 milhão, segundo documentos obtidos judiciais pela coluna. A queixa-crime foi movida pelo coletivo Antra (Articulação Nacional dos Transgêneros) e pelo ator José de Abreu.

A reportagem tentou contato com a atriz nesta sexta-feira (25), mas ela não respondeu os recados até a última atualização deste texto.

Ao todo, foram três sugestões de ação civil pública, todas feitas em 2022. Apenas agora uma delas foi aceita pela Justiça Federal, que já sorteou o juiz Mauro Luis Rocha Lopes para analisar o caso.

Cassia é processada devido a falas consideradas preconceituosas em entrevista para a jornalista Leda Nagle, no YouTube. Na ocasião, ela condenou a existência de pessoas transexuais. José de Abreu entrou na briga por isso: ele é pai de uma mulher trans de 23 anos.

"Não existe mais o homem e a mulher, mas a mulher com mulher e homem com homem. Essa ideologia de gênero que já está nas escolas quer destruir a família", afirmou Cassia na ocasião. O vídeo viralizou nas redes sociais.

A atriz já é processada em outra ação por homofobia, esta movida pelo Grupo Arco-Íris, ONG que zela pelos direitos da população LGBTQIA+. Eles pedem uma indenização coletiva no valor de R$ 250 mil, que seriam destinados a programas de combate à LGBTfobia no meio cultural.

Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem