Mariliz Pereira Jorge

Foi justo poupar Ana Paula de humilhação?

Participante foi eliminada do 'BBB 18' nesta terça (14)

Ana Paula é eliminada do 'BBB18'
Ana Paula é eliminada do 'BBB18' - Reprodução/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De uma semana para a outra, a direção do "BBB 18" parece ter decidido colocar limite no nível de constrangimento aos quais os participantes são submetidos quando deixam a casa. Ana Paula parecia de fato desavisada sobre a altíssima rejeição que enfrentaria do lado de fora, mas os quase 90% dos votos parecem ter surpreendido até mesmo a equipe no programa.

Só isso explica o desconforto que Tiago Leifert demonstrou ao anunciar a eliminada na noite de terça (13). Um apresentador diferente da semana passada, quando confrontou a sister Jaqueline com a promessa não cumprida a Mahmoud, de que lhe daria o anjo, caso ganhasse a prova.

Foi justo poupar Ana Paula de ser humilhada assim que saísse da casa? Sim, tanto apresentador quanto equipe são responsáveis para que se mantenha a civilidade mesmo num jogo que brinca com as fragilidades e forças de um grupo de pessoas.

Leifert, como anfitrião, tem que cuidar do bem-estar e do bom andamento do jogo, o que ele faz de forma segura e brincalhona mesmo em situações incômodas. Mas desta vez, estava tão preocupado em amparar Ana Paula, que faltou jogo de cintura ao tentar minimizar as reações que ela encontraria. Não deve ser fácil ter que contar para uma pessoa que ela é odiada pelo mundo. O fato é que a eliminação, que poderia ter sido eletrizante, foi apenas morna.

Causou estranhamento a forma como foi conduzida, inclusive por sonegar aos ocupantes da casa uma informação valiosa: os números. Quase 90% dos votos não são mero detalhe. Informar aos brothers sobre o tamanho da rejeição de uma das jogadoras, considerada por todos forte influenciadora, poderia fazer com que o comportamento de todos sofresse uma boa reviravolta.

A família Lima, que já esteve na berlinda por conta de julgamentos precipitados e injustos, não só conseguiu permanecer na casa, como o resultado mostra que ainda tem bastante fôlego lá dentro. Mas essa percepção pode simplesmente ser ignorada porque os sobreviventes não fazem a menor ideia do que passa na cabeça do público. Talvez saber que a estratégia do Trio Mandinga não deu certo fosse o ingrediente que faltava para adicionar um pouco mais de fogo entre os participantes que ainda estão cozinhando o público em banho-maria.

Mariliz Pereira Jorge

É jornalista e roteirista.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias