Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Brasileira Raika Coutinho disputa Miss Canadá 2024 neste sábado; veja misses

Se vencer, mato-grossense pode se tornar a 2ª brasileira a defender o país no Miss Universo

Miss Canadá Universo 2024
Candidatas do Miss Canadá: a partir da esquerda, Kaina Deroy, Raika Coutinho, Lorraine Peters e Melina Svab - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Miss Universo deste ano pode ter duas brasileiras. Você não leu errado!

E isso será possível caso a mato-grossense Raika Coutinho, 36, vença neste sábado (27) a final do Miss Canadá 2024, concurso que elege uma representante do país da América do Norte para a próxima edição do mundial. A modelo, que é natural de Cuiabá (MT), já vive em terras canadenses há cerca dez anos, o que lhe garantiu direito de lutar pela coroa.

"Além do Brasil, já morei na Itália, México e nos Estados Unidos, mas o Canadá sempre foi onde meu coração se sentia em casa. Hoje sou uma cidadã canadense com muito orgulho", disse ela, em conversa com a coluna. "Estar aqui no concurso é uma grande vitória para mim. Estou honrando toda a minha história de perseverança, luta e coragem".

"Sou uma mulher negra, venho de uma família simples e muito batalhadora e saí de uma cidade pequena no Brasil em busca de sonhos e oportunidades", revela ela, que reside na cidade de Kelowna, próxima a Vancouver, no sudoeste do país.

Desde o início desta semana, o elenco de 63 misses da competição entrou em confinamento em um hotel na cidade de Windsor, na província canadense de Ontário, onde estão sendo avaliadas e também cumprem uma agenda de eventos e passeios. O time da edição é bem diverso e inclui misses de diferentes origens, como a iraniana Zeinab Anvari, e até uma mulher de 58 anos, a candidata Lorraine Peters.

Caso seja coroada no Canadá, Raika será a segunda brasileira da história a defender o país no Miss Universo. Isso porque, antes dela, a paulista Mariana Valente, de São José dos Campos, foi eleita para o posto em 2009. Para vencer, porém, Raika precisa se destacar para os jurados e mostrar por que merece o tão cobiçado trono.

A modelo afirma que "se preparou e que está dando o seu melhor" durante as etapas preliminares classificatórias da competição, que incluem desde desfiles e entrevistas, até desafios como o voto popular pela internet. Ela também reforça que, além do fato de ser brasileira, seu maior trunfo é que já possui experiência como miss, uma vez que já participou de outros concursos.

Sua trajetória no mundo das faixas e coroas começou em 2011, quando participou do Miss Globo Minas Gerais. Depois, disputou o municipal Miss Universo Rio de Janeiro 2012. "Além da satisfação pessoal que tenho por ser miss, os concursos sempre me trouxeram frutos maravilhosos e permitiu com que pessoas incríveis cruzassem meu caminho. Sou eternamente grata".

O show da final do Miss Universo Canadá 2024 acontece no palco do teatro The Capital Theatre, com transmissão ao vivo pelo canal do concurso no YouTube.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem