Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

República Tcheca vence Miss Mundo pela 2ª vez; Brasil fica no Top 8

Modelo Krystyna Pyszková quebra jejum de 18 anos sem vitórias de seu país no concurso

A representante da República Tcheca, Krystyna Pyszková, 23, é a nova Miss Mundo
A representante da República Tcheca, Krystyna Pyszková, 23, é a nova Miss Mundo - Ricardo Siviero/Miss World
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A representante da República Tcheca, Krystyna Pyszková, 23, escreveu o seu nome na história dos concursos de beleza. Isso pois a jovem modelo foi eleita, no início da tarde deste sábado (9), como a nova Miss Mundo (ou Miss World, no original). É a segunda vez que o país vence o título, em 71 edições da competição - antes dela, sua conterrânea Tatana Kucharová ganhou a edição realizada em Varsóvia, na Polônia.

Em segundo lugar ficou a Miss Líbano, Yasmina Zaytoun, 21. Completaram o Top 4 as misses Botsuana, Lesego Chombo, 22, e Trinidad e Tobago, Aché Abrahams, 24.

A 71ª edição da tradicional competição aconteceu em Mumbai, na Índia, no palco do Jio World Centre. Um grupo grande de 112 misses, de todos os cantos do planeta, disputou a famosa coroa azul, que pertencia à polonesa Karolina Bielawska, 24, eleita em março de 2022. No Brasil, não houve transmissão do concurso na TV aberta ou paga, nem em algum canal oficial do YouTube

A amazonense Letícia Frota, 20, fez bonito e entrou no grupo de 8 semifinalistas do concurso, mas não avançou para o corte seguinte, de 4 finalistas. A miss também fez história ao vencer a etapa preliminar chamada de "Beleza Com Propósito" (ou Beauty with a Purpose, no original). Nela, as candidatas apresentam um projeto social desenvolvido ao longo de seu reinado nacional, seja ele em seu país ou não.

Eleita em agosto de 2022, Letícia é natural de Manaus, modelo, digital influencer e estudante de Psicologia. Em entrevista exclusiva à coluna esta semana, ela se disse preparada para vencer. "Estou muito satisfeita e feliz de estar aqui. Esperei por quase dois anos para o concurso e me sinto pronta para levar o nome do nosso país ao pódio".

Além de Letícia, estavam também no Top 8 as misses Índia, Sini Shetty, 22; Inglaterra, Jessica Gagen, 27; e Uganda, Hannah Tumukunde, 20. Vale lembrar, as misses ficaram no país asiático por algumas semanas, onde participaram de etapas preliminares valendo pontos classificatórios, assim como eventos e passeios turísticos.

Veja o momento de coroação:

BRASIL BATEU NA TRAVE

Na competição, Letícia também se classificou entre as 20 melhores na prova de Top Model; entre as 25 melhores na etapa de debates em defesa do projeto social (Head-to-head challenge). O primeiro corte na final foi de 40 semifinalistas, seguido pelo Top 12, Top 8, Top 4 e Top 2.

Tradicional, o Miss Mundo é considerado um dos mais antigos e principais certames de beleza feminina do setor. Comandado pela Miss World Organization, que também realiza o Mister Mundo, ele faz parte do chamado grand slam da beleza, onde estão também o Miss Universo, o Miss Supranational, o Miss Grand International e o Miss International.

A dona do evento é a filantropa inglesa Julia Morley, 84, que passou a ocupar o cargo de CEO em novembro de 2000, após a morte de seu marido Eric Morley, criador da competição. Seu principal diferencial é a etapa chamada de "Beleza Com Propósito" (ou Beauty with a Purpose, no original). Nela, as candidatas apresentam um projeto social desenvolvido ao longo de seu reinado nacional, seja ele em seu país ou não.

Apesar de ter sido lançado em 1951, o Miss Mundo começou a contar com representantes brasileiras apenas em 1958, sendo a pernambucana Sônia Maria Campos a primeira representante do país.

Confira a classificação final

TOP 4

  • Botsuana, Lesego Chombo, 22
  • Líbano, Yasmina Zaytoun, 21
  • República Tcheca, Krystyna Pyszková, 23
  • Trinidad e Tobago, Aché Abrahams, 24

TOP 8

  • Brasil, Leticía Frota, 20

  • Índia, Sini Shetty, 22

  • Inglaterra, Jessica Gagen, 27

  • Uganda, Hannah Tumukunde, 20

TOP 12

  • Austrália, Kristen Wright, 24

  • Espanha, Paula Pérez, 27

  • Ilhas Maurício, Liza Gundowry, 25

  • República Dominicana, María Victoria Bayo, 23

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem