Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Miss Universo: Candidata em Minas Gerais é primeira acima dos 40 no Brasil

Se vencer, a musa pin-up Lulu Oliveira vai defender o estado no nacional e, em seguida, pode mandar às favas o etarismo no mais disputado e prestigiado concurso da modalidade

A atriz Lulu Oliveira é a representante de Juruaia no Miss Universo Minas Gerais 2024
A atriz Lulu Oliveira enfrenta haters e pode quebrar mais uma barreira nos concursos de Miss - Reprodução/@luluoliveiracoach
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na noite deste sábado (16), a decoradora de festas Lulu Oliveira pode escrever seu nome na história dos concursos de beleza. Representante do município de Juruaia no Miss Minas Gerais 2024, aos 41 anos ela é a primeira mulher acima dos 40 a participar de uma etapa do Miss Universo no Brasil, em qualquer instância.

"Estou aqui não só para lutar pelos meus sonhos, mas também para abrir portas para mulheres quarentonas ou com mais idade, ao mostrar que é possível ser o que a gente quiser em qualquer momento da vida", diz ela em conversa exclusiva com a Folha, diretamente do confinamento do concurso na cidade mineira de Barbacena.

"Sempre foi muito claro para mim que eu estou em um concurso de beleza mas que, além da estética, avalia muitas outras coisas como experiência, inteligência, proatividade e filantropia. Acredito que hoje, aos 41 anos, além de me sentir uma mulher bela, tenho todos esses atributos", adiciona.

Casada e mãe de duas gêmeas de 18 anos, Lulu conta que o marido e as filhas a incentivam e dão apoio incondicional em sua jornada miss e que estarão na plateia da final. Natural de Santo André (SP), ela vive hoje entre as cidades de Atibaia (SP) e Juruaia (MG), onde estão suas raízes e seus familiares.

"Sou mais mineira do que paulista, pois de fato só nasci em São Paulo. Fui criada em Guaxupé (MG) e hoje tenho casa em Juruaia e estou sempre lá, perto dos meus parentes", afirma.

A candidatura de Lulu no concurso só foi possível após a mudança da regra de idade anunciada em setembro passado pela organização do Miss Universo, que prega o fim dos limites de idade para participar do concurso. A novidade é histórica, uma vez que isso nunca havia ocorrido em mais de 70 anos de existência da competição, criada em 1952, e passou a valer a partir de janeiro de 2024.

Antes disso, só podiam estar na competição misses entre 18 e 28 anos. Vale lembrar, recentemente o mundial também liberou a participação de mães e mulheres casadas ou divorciadas.

"Quando saiu que o Miss Universo podia ter mulheres de todas as idades e com o único pré-requisito de se sentir mulher, senti que materializei algo que era uma utopia, inalcançável, que não era real pra mim e que eu só via na TV. Entendi que não podia perder essa chance e fui atrás", diz.

MUSA PIN-UP

Lulu disputa a vaga de Minas no Miss Universo Brasil com outras 30 candidatas. Segundo diz, ela tem se dado muito bem com as outras meninas no confinamento. "As meninas são encantadoras e estão sendo uns amores comigo. Me sinto como elas e não vejo a diferença de idade, pois entendo que o concurso não é uma questão de idade, é sim de maturidade".

A musa pin-up Lulu Balloon é apaixonada pelo estilo e vai encarar o desafio de ser miss
A musa pin-up Lulu Balloon é apaixonada pelo estilo e vai encarar o desafio de ser miss - Renata Candido

Considerada uma das musas do pin-up brasileiro, Lulu é apaixonada por esse universo, que consagra a cultura e moda dos anos 1940 e 1950, e tudo que tenha relação com ele, como os concursos de beleza. Além de decoração de eventos, a miss é atriz e trabalha com gastronomia e como designer de balões, o que a levou a adotar o nome pin-up de Lulu Balloon.

Além de nuances retrô clássicas, entre as características de mulheres pin-up estão: cabelo vintage, boca com batom vermelho e uma postura provocante. Exemplos de famosas simpáticas às informações de moda do movimento são as cantoras americanas Gwen Stefani e Katy Perry, assim como as brasileiras Pitty e Rita Von Hunty, que é YouTuber.

HATE E CONCURSO NA COSTA RICA

Apesar de seu pioneirismo, Lulu revela que tem recebido comentários negativos e mensagens de ódio na internet, prática chamada de "hate". Mas, de acordo com a miss, ela não absorve o conteúdo dessas mensagens para si e sempre procura responder a todos com educação.

"Ficam tentando me colocar pra baixo por eu ter 40 anos e estar em um concurso de miss. Muita gente pergunta o que estou fazendo aqui sendo que não vou ganhar. Mesmo as pessoas sendo etaristas e preconceituosas, eu sou super educada e respondo que espero que elas mudem", desabafa.

"Afinal de contas, meu principal motivador de estar aqui é dar o exemplo para outras mulheres da minha idade e lembrá-las que somos sim belas, maduras, com mais experiência, e que podemos também ser Miss Universo. Quero quebrar o estereótipo de que mãe tem que ficar em casa, cuidar dos filhos ou da casa. O ser humano é completo da sua maneira, não importa a sua idade. Esse é o legado que quero deixar".

"Como sempre digo: Eu sou uma miss quarentona, sim, e também sou casada, mãe de duas adolescentes, e acredito que nunca é tarde para realizar os nossos sonhos. Minha idade, estado civil e maternidade não me definem, são apenas versões de mim", finaliza.

Este, no entanto, não é o primeiro concurso de miss que Lulu participa. Em setembro do ano passado, ela disputou e venceu na Costa Rica o título de Reina Internacional de Los Mares y del Turismo 2023, na categoria "Señora Clásica", destinada a mulheres entre 40 e 49 anos, que podem ou não ser casadas ou mães. Além do Miss Universo Minas Gerais, ela tem o sonho ainda de vencer o concurso de pin-up "Queen of the Car Show" (algo como Rainha dos Carros, em tradução livre), que acontece todos os anos em Las Vegas (EUA).

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem