Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil

Miss Amazonas vence concurso e defenderá país em mundial só para latinas

Parintinense Brenda Beltrão foi coroada Miss Latina Brasil 2022, em Bento Gonçalves (RS)

Brenda Beltrão, vencedora do Miss Latina Brasil 2022

A amazonense Brenda Beltrão celebra após ser coroada Miss Latina Brasil 2022 Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após vencer o Miss Latina Brasil 2022, a amazonense Brenda Beltrão, 23, pode considerar a coroa um sonho realizado ​em longo prazo. Isso porque a modelo, que é natural de Parintins (AM), foi coroada como Miss Amazonas em 2020, mas, por conta da pandemia de Covid-19, precisou esperar dois anos pelo evento presencial. Como isso, ela acumulou três faixas de Miss Latina Amazonas, referentes aos anos de 2020, 2021 e 2022.

"É uma honra muito grande e um sonho realizado poder, hoje, dizer que sou a Miss Latina Brasil. Fui acumulando as faixas desde 2020, enquanto esperava o concurso, ainda com uma pandemia no meio. Não posso dizer que foi fácil, pois não foi, mas sem dúvida foi uma jornada de muito crescimento e aprendizados. No final, valeu muito a espera!", diz a miss à coluna.

Ela conta também que já começou a se preparar para disputar a etapa internacional, o Miss América Latina del Mundo, que está agendado para ser realizado em outubro em Punta Cana (República Dominicana). O Brasil já venceu o concurso em quatro oportunidades, a mais recente em 2013 com a gaúcha Júlia Guerra. Antes dela, foram coroadas as brasileiras Grace Martins (2000), Aline Rezende (1998) e Priscila Furlan (1994).

Apesar de não ser muito popular por aqui, o Miss América Latina del Mundo é um grande certame de beleza, que atrai candidatas de vários países e olhares de todos os cantos do planeta. Como o próprio nome diz, o concurso celebra misses nativas de países da América Latina, além de meninas que tenham ascendência latina e morem em outros países, podendo assim representá-los.

Brenda também carrega bastante cultura latina em sua bagagem, um dos motes do mundial, já que é ex-rainha do folclore do Boi Garantido, um dos dois bois folclóricos que competem anualmente no Festival Folclórico de Parintins.

"Queria tanto esse título, e agora estou focada no mundial. Quero aprimorar não só performance de desfiles, mas também oratória, proficiência na língua espanhola, e conhecimentos culturais sobre nossa querida América Latina", detalha ela.

A amazonense foi coroada no certame nacional no último dia 6 de junho, em evento realizado na cidade de Bento Gonçalves (RS), com 14 candidatas. Na ocasião, a gaúcha Daiara Stein, que foi vice no mundial em 2021, foi quem lhe passou a coroa. Em segundo e terceiro lugares ficaram as misses Rio de Janeiro, Emanuelle Refosco, e Ceará, Kellen Alves. Completaram o grupo de cinco finalistas as representantes de Santa Catarina, Leticia Angelino (4º lugar), e Ilha de Marajó (PA), Alice Gonçalves (5º lugar).

Entraram ainda no top 10 as misses Alter do Chão (PA), Pará, Região Lago de Tucuruí (PA), Região Metropolitana RS e Rio Grande do Sul.

Esse foi o primeiro evento presencial realizado pela nova organização do concurso nacional, que assumiu no começo do ano passado. Segundo Michael Costa, que está à frente da competição ao lado do empresário Luciano Viana e Júlia Guerra, os objetivos traçados quando assumiram o desafio, tem sido atingidos conforme imaginaram.

"Nos comprometemos a modernizar a franquia e a fortalecer a presença nas mídias sociais, e estamos fazendo isso. Trabalhamos num rebranding da franquia no Brasil, fortalecendo a marca a partir da sua estrutura. A franquia Latina já tem tradição forte no Brasil, já que temos misses disputando a coroa mundial desde a década de 1980, quando o concurso foi criado. Assim, queremos posicionar o certame como uma das principais competições de misses brasileiras", explica.

Costa diz ainda que o Miss América Latina del Mundo busca mulheres que sejam muito mais que um rosto e um corpo bonitos. Elas devem, prioritariamente, saiber se comunicar e se expressar com excelência.

CANDIDATAS DO MISS LATINA BRASIL 2022

  • Miss Alter do Chão (PA), Alexssandra Barros
  • Miss Amazonas, Brenda Beltrão
  • Miss Bahia, Samantha Scarlette
  • Miss Ceará, Kellen Alves
  • Miss Ilha de Marajó (PA), Alice Gonçalves
  • Miss Ilhas Anavilhanas (AM), Luane Jakeline
  • Miss Pará, Gabriele Gurjão
  • Miss Paraná, Jheimely Oliveira
  • Miss Região Lago de Tucuruí (PA), Andrea Rodrigues
  • Miss Região Metropolitana RS, Larissa Eich
  • Miss Região Metropolitana SP, Joyce Fernandes
  • Miss Rio Grande do Sul, Larissa Marques
  • Miss Rio de Janeiro, Emanuelle Refosco
  • Miss Santa Catarina, Leticia Angelino​

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem