Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil

Julia Gama tem apoio de misses após proibição para coroar Miss Brasil

Dona do título de 2020 diz que anti-bolsonarismo pode ser razão para veto

Julia Gama, Miss Brasil - Instagram/juliawgama
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após a atual Miss Brasil, Julia Gama, 28, lamentar o cancelamento do convite para coroar sua sucessora, um exército de misses saiu em sua defesa nas redes sociais. A maioria delas se sensibiliza com a situação e menciona a importância para uma miss passar a coroa e fechar um ciclo. Também dizem que qualquer possível rusga da miss com a organização do concurso não justifica tolher o momento de Gama.

Uma das primeiras a se manifestar foi a mineira Natália Guimarães, que em 2007 também conquistou o posto de vice Miss Universo, assim como Gama. "Fique tranquila, pois o reinado mais lindo você fez, e na verdade ele nunca se encerra!", escreveu.

Também se posicionou Jakelyne Oliveira, dona da coroa de 2013 e ex-integrante de A Fazenda 12 (Record). "Sério, estou indignada, independentemente de qualquer coisa, tirarem o desfile de despedida da Miss Brasil é de um absurdo e infantilidade gigantesca", postou.

"Que vergonha essa organização!", escreveu Debora Lyra, miss em 2010, que também esteve em A Fazenda 7. A ex-BBB e apresentadora Vivian Amorim, que foi Miss Amazonas em 2012, também se indignou: "Um verdadeiro absurdo!".

Uma das publicações que mais chamou a atenção foi a de Raíssa Santana, que foi Miss Brasil Universo em 2016, representando o Paraná. A modelo estava escalada para o júri da final do concurso na noite deste sábado (6), mas com a situação preferiu declinar o convite. "Eu sinto muitíssimo, eu sei o quanto isso é importante para uma miss, e sonhei muito com esse momento. Imagino a dor da Julia, e não serei mais jurada do Miss Brasil no dia 6", disse.

Representantes de outras franquias também entraram no front ao lado de Gama. Do Miss Brasil Mundo, a carioca Gabrielle Vilela, vencedora em 2017, disse em vídeo que só quem é miss entende o quanto o momento de passar a faixa é esperado. "É o momento de reviver toda nossa história, trajetória e luta traçada para representar uma nação. Momento de agradecer um país inteiro que fica o reinado todo junto com a gente. Nenhum desentendimento justifica. Somos humanos e erramos", disse.

A paraibana Lala Guedes, atual Miss Grand Brasil, também comentou a situação e diz ter sido surpreendida com a história, e se sentiu na obrigação de falar. "Infelizmente querem que sejamos voz, mas não querem nos deixar ecoar. Em um mundo cheio de injustiças, mais uma não podemos nos calar!".

Além disso, não foram apenas brasileiras que apoiaram Gama, mas também misses de outros países. A maioria delas são companheiras da gaúcha na última edição do Miss Universo, que aconteceu em maio deste ano em Miami (EUA).

Gama fez um longo desabafo na noite de quinta-feira (4) em seu perfil nas redes sociais, onde diz que os reais motivos para ser desconvidada não são claros. Segundo conta, as razões podem envolver desde divergências políticas e decisões pessoais. "É tudo muito delicado, pois eles não me deram uma justificativa exata, então tudo que eu falar vai ser uma suposição. Eu realmente não sei qual a razão deles para me desconvidar. Temos sim uma divergência política, já que eles são declaradamente bolsonaristas, e eu não", disse à coluna por telefone.

Procurada, a diretora executiva do Miss Universo Brasil, Marthina Brandt, diz que Gama descumpriu regras contratuais, por isso foi desconvidada. Ela também falou com a coluna por telefone. "Ela [Julia Gama] descumpriu várias regras do nosso contrato, que é o mesmo do Miss Universo. Quando as misses são eleitas, elas têm acesso a um contrato com algumas cláusulas e que não estavam escondidas. Ela sabia desses pontos e foi contra vários deles e os descumpriu", explica.

Sobre uma das motivações do cancelamento ser a divergência política citada pela modelo, Brandt afirma que é uma hipótese infundada. "De forma alguma. Não existe essa questão [de bolsonarismo], pois nunca falamos desse tema. Não tivemos mais contato com ela desde agosto, pois o contrato dela acabou em maio, então não tínhamos mais obrigação com ela ou ela conosco", afirma.

Além disso, Gama diz que, se a organização voltar atrás no convite, ela aceitaria. "Apesar de tudo, sou muito grata pela oportunidade que eles me deram de representar o Brasil. Para sempre essa será uma das maiores honras da minha vida. Se eles voltassem atrás, eu digo que estou disponível até o último momento, pois a despedida de uma miss faz parte do ciclo da trajetória dela e é uma tradição. Além do que, o público quer e merece ter esse momento especial", diz a Miss Brasil. Confira abaixo os depoimentos que mais repercutiram:

Natália Guimarães, Miss Brasil Universo 2007: "Minha linda, fica tranquila, pois o reinado mais lindo você fez, e na verdade ele nunca se encerra! Você nos encheu de orgulho e marcou para sempre nossos corações! E o melhor é que tudo está apenas começando, pode ter certeza! Você é luz e merece o mundo!".

Gabrielle Vilela, Miss Brasil Mundo 2017: "Ju, quero te dizer que eu sinto a sua dor, de verdade. Só sendo miss mesmo, só passando por toda a trajetória que você passou para entender quão esperado é esse momento. Momento de reviver toda a nossa história, toda a trajetória, toda a luta traçada para representar uma nação. É um momento de encerramento de ciclo, de gratidão. De agradecer um país inteiro que passa um reinado inteiro com a gente. Então imaginem estar nesse lugar e ser proibida de passar por esse momento. Eu acho que nenhum desentendimento justifica. Somos humanos, erramos, acho que é perfeitamente natural, assim como em qualquer trabalho, haver desentendimentos, opiniões diferentes entre organização e miss. Mas é importantíssimo que haja maturidade, que haja empatia, que haja sobretudo respeito um pelo outro, para que não respingue não só na organização, mas no reinado da Miss.

Lala Guedes, Miss Grand Brasil 2020: "Toda minha solidariedade a você Julia Gama, toda rainha merece sua despedida digna e inesquecível, faz parte do protocolo, faz parte do que aquece o coração dos que amam o mundo miss. Infelizmente querem que sejamos voz, mas não querem nos deixar ecoar. Em um mundo cheio de injustiças, mais uma não podemos nos calar!"

Jakelyne Oliveira, Miss Brasil Universo 2013: "Que notícia triste, Julia Gama, mas não se abale com isso, você representou nosso país lindamente e temos muito orgulho de toda sua trajetória! Você brilhará muito mais e nada e nem ninguém conseguirá apagar o seu brilho. Nossa eterna Miss Brasil 2020 e vice Miss Universo."

Vivian Amorim, ex-BBB e Miss Amazonas 2012: "Um verdadeiro absurdo! Mas ao mesmo tempo que sinto vergonha da organização do concurso, também sinto um orgulho imenso da coragem da Julia Gama, que não se deixou calar e brilhou nos representando com a sua beleza, inteligência e elegância! Nada apagará o seu feito histórico! Estamos com você, Julia."

Deise Benício, Miss Brasil Supranational 2020: "Você nos deu muito orgulho e nada que façam irá apagar a sua trajetória incrível. Muita força!!! Você se tornou maior que tudo isso. Estamos juntas!!!"

Gabriela Markus, Miss Brasil Universo 2012: "Não estou acreditando nisso! Não pode ser verdade… esse é o seu ano. Julia Gama é a atual Miss Brasil e é seu o direito de brilhar na noite final do seu reinado, de se despedir desse momento único e agradecer pela linda trajetória. Encerram-se ciclos, mas não se encerram sonhos, postura e caráter. Siga firme com tua luz, pois você bem sabe que tem espaço para todas brilharem. Acredita em ti e voa. Meu abraço."

Melissa Gurgel, Miss Brasil Universo 2014: "Julia Gama, que Deus continue abençoando você, te iluminando por onde você for, tenha certeza que você nos encheu de orgulho, nos representou e nos representa de uma forma linda e com certeza o que Deus tem para sua vida ainda são planos maravilhosos, muitas coisas lindas para fazer na sua vida, o amor e os planos d'Ele são perfeitos e nunca tem fim. Um grande beijo em seu coração!"

Julia Horta, Miss Brasil Universo 2019: "Ju, você é uma inspiração para todos e todas nós! Eu tenho muuuuito orgulho de você e do seu reinado. Que Deus te abençoe. Todo meu carinho para ti, sempre. Que venham oportunidades grandiosas! Nossa Miss Universo."

Debora Lyra, Miss Brasil Universo 2010: "Que vergonha essa organização. Infelizmente não fazem jus a miss que tem. Você foi incrível desde o início e quem mais perde são eles, não você! Parabéns por todo o reinado, por nos representar tão bem e por compartilhar a realidade por trás dos bastidores. Estamos com você!"

Mayra Dias, Miss Brasil Universo 2018: "Você nos representou lindamente e sempre será a Miss Brasil 2020. Que Deus continue abençoando e iluminando seus passos."

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem