Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu
terrorismo 11 de setembro

Dia de vandalismo em Brasília foi de festa no SBT, Record e RedeTV!

Band chegou atrasada à cena do crime e logo abandonou a cobertura: fora a Globo, que se uniu à GloboNews, TV aberta ignorou relevância do assunto

BRASILIA, DF, 8-1-2023 - Manifestantes golpistas entraram na Esplanada dos Ministérios na tarde deste domingo (8), invadiram áreas do Congresso , do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal) , espalharam atos de vandalismo em Brasília e entraram em confronto com a Polícia Militar. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil ) - Agência Brasil
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma ação excepcional, mas não inédita, a Globo se juntou à GloboNews em transmissão conjunta para noticiar a invasão e depredação (essas sim, inéditas) de bolsonaristas aos edifícios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF.

Faz parte do DNA dos canais de notícia, em especial GloboNews e CNN Brasil, as mais atentas à atualização dos fatos neste domingo, 8, a cobertura jornalística ao vivo de cenas relevantes que se tornam notícia. Ambas estavam prontas para dar conta da tragédia da vez, e nem se pode dizer que não era anunciada.

Já no sábado, véspera da invasão dos golpistas a Brasília, o assunto vinha sendo abordado por todas as redações que se prezam, inclusive por ações do ministro da Justiça Flávio Dino de autorizar o uso da Força Nacional no domingo.

Não se tinha ideia da proporção das ações, e menos ainda, da ineficiência da reação policial do Distrito Federal, mas já se sabia que algo estava para acontecer.

Daí o espanto em notar a completa imobilidade de SBT, Record e RedeTV! para interromper a programação do domingo, absolutamente irrelevante para a civilidade e cidadania nacional ao longo desta tarde de domingo.

A Globo ainda se permitiu exibir a primeira parte do filme "Os Vingadores - Guerra Infinita", e parecia surreal sintonizar imagens do longa bem no momento em que a GloboNews e a CNN Brasil já mostravam os estragos da invasão na capital federal. A ficção parecia uma extensão das cenas de terror na praça dos Três Poderes. Mas a emissora nem entrou na segunda parte do blockbuster e logo interrompeu toda a programação para priorizar a notícia.

A Globo se uniu à transmissão da GloboNews até o início do Fantástico, quando os dois sinais voltaram a se separar, sem abandonar o assunto.

Dar relevância ao fato era o mínimo a fazer por parte de uma emissora de concessão pública. Mas SBT, Record e RedeTV! mantiveram intacta uma programação que nada oferecia de urgente, com Eliana, João Kléber e Rodrigo Faro promovendo gincanas e pegadinhas que não fariam falta a ninguém nesse momento.

A Band também se estendeu com a exibição requentada da 9ª temporada do Masterchef, que poderia ficar para depois, mas até que entrou na cobertura em seguida, quando o presidente Lula fez um pronunciamento, e manteve a transmissão da cena a seguir, com José Luiz Datena no plantão.

Ainda durante a fala de Lula, a Record fez um flash de jornalismo para mostrar o que vinha ocorrendo em Brasília, mas a cena voltou ao entretenimento em seguida.

No pool da Globo, Poliana Abrita antecipou o expediente do Fantástico e se juntou ao time da News no meio da tarde.

Certamente o Domingão com Huck tem muito mais compromissos comerciais a honrar do que o Programa da Eliana, do Faro e do Joao Kléber. E os anunciantes hão de entender que era mais premente desviar a transmissão para Brasília, a fim de dar atenção à cena absolutamente fora do comum ocorrida neste domingo.

A GloboNews já fez transmissões em conjunto com a Globo em outras ocasiões, mas por períodos mais curtos. Isso ocorreu, por exemplo, na cobertura da morte de Fidel Castro, na recente morte do papa Bento 16, no incêndio do Museu Nacional e na morte de Whitney Houston

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem