Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Advogado representado no filme 'Argentina - 1985' estará no Roda Viva

Luís Moreno Ocampo relembra processo que puniu militares após ditadura na Argentina, em contraste à anistia no Brasil

Ricardo Darín e Peter Lanzani em cena do filme "Argentina, 1985", de Santiago Mitre
Advogado é interpretado por Peter Lanzani, aqui ao lado de Ricardo Darín, no filme "Argentina, 1985", de Santiago Mitre - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo


Nesta segunda-feira, o Roda Viva grava entrevista com o advogado argentino Luis Moreno Ocampo, retratado no filme "Argentina, 1985", que ganhou o Globo de Ouro e está indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

Moreno Ocampo, que atuou como o primeiro Procurador-Chefe da Corte Penal Internacional, esteve envolvido no famoso julgamento de militares acusados de cometer horrores durante a ditadura militar argentina, em abril de 1985. No longa-metragem de Santiago Mitre, ele é representado por Peter Lanzani, que contracena com Ricardo Darín, o protagonista.

O advogado real, que inspira o personagem jovem do filme, em foto de abril de 2016 - REUTERS/Arnd Wiegmann

A entrevista, conduzida por Vera Magalhães, será reservada para exibição em outra data, a definir, na TV Cultura. Nesta segunda, no horário do programa, a roda será ocupada pela escritora e jornalista filipina Maria Angelita Ressa, uma das ganhadoras do prêmio Nobel da Paz em 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão.

Ocampo chega ao centro do programa de entrevistas pouco depois de o presidente argentino, Alberto Fernández, dizer à Folha que dificilmente ocorreria na Argentina um ataque de vândalos como o que tomou conta das casas dos três poderes em Brasília no dia 8 de janeiro, porque o país tem, segundo ele, "Forças Armadas alinhadas à institucionalidade".

A discussão inevitavelmente levanta mais uma vez o efeito da anistia que aqui foi dada aos militares que atuaram em casos de mortos e desaparecidos durante a ditadura, ao contrário do que ocorreu no país vizinho, onde houve punição, como mostra o filme.

Ao lado de Julio Strassera (personagem de Ricardo Darín), Ocampo conseguiu condenar à prisão perpétua o general Jorge Videla, presidente de 1976 a 1981, e o almirante Emilio Eduardo Massera, além de ter levado outros militares de altas patentes a receberem penas de anos na cadeia —houve uma série de indultos aos generais nos governos seguintes.

"Argentina - 1985" está disponível no Amazon Prime Video.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem