Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu Erasmo Carlos

Erasmo Carlos fez história na TV e nas trilhas de novelas

Projetado pela Record nos anos 1960, cantor embalou vários romances na ficção da Globo

Cantor e compositor Erasmo Carlos. Credito João Cotta / Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A TV foi o palco de projeção de Erasmo Carlos, ainda nos anos 1960, quando, ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa, o cantor e compositor fez história com o programa Jovem Guarda, pela Record da era Machado de Carvalho.

Erasmo morreu nesta terça-feira, 22, aos 81 anos.

Nas décadas a seguir, Erasmo continuaria na tela, seja pelas trilhas sonoras de novelas e séries, seja nos especiais do rei e amigo de fé, irmão camarada, Roberto Carlos.

Uma das canções mais emblemáticas de sua carreira, parceria com Roberto, como tantas canções, foi "Sentado à Beira do Caminho", que esteve na trilha de "Perigosas Peruas", novela de Carlos Lombardi, de 1992.

"Sentado à Beira do Caminho" representa um renascimento para Erasmo, que passou um período sem rumo após o fim de Jovem Guarda. Em depoimento resgatado pelo diretor Nilton Travesso para a série Dois Diretores em Cena, que ia ao ar entre 2011 e 2013 na Jovem Pan e está disponível em podcast, Erasmo conta que Roberto deu a volta por cima após o fim do movimento da Jovem Guarda, graças ao Festival de San Remo. Mas ele, Erasmo, demorou a se encontrar e só bebia.

Foi "Sentado à Beira do Caminho" que o salvou e lhe garantiu um boom de 400 mil cópias vendidas, contou. A canção foi criada pela dupla em 1969.

Já em 1970, Erasmo esteve na trilha de "A Próxima Atração", novela de Walther Negrão, com "Ciça Cecília", tema da personagem homônima de Betty Faria.

Em 1977, cantou "Filho Único" para Netinho, papel de Dennis Carvalho, em "Locomotivas", folhetim de Cassiano Gabus Mendes.

No ano seguinte, interpretou "Panorama Ecológico" na novela "Sinal de Alerta", de Dias Gomes e Walter Geroge Durst.

Em "Livre Para Voar", de Walther Negrão e Alcides Nogueira, em 1984, cantou "Sementes do Amanhã". E em 'Brega & Chique", de 1987, também de Cassiano, foi a vez da música "Coração de Jovem".

Em 1988, Erasmo interpretou o clássico "Eu Sonhei que tu estavas tão Linda", em "Vida Nova".

Na novela "De Corpo e Alma", de Glória Perez, em 1992, cantou "Homem de Rua". Em 1996, surgiu em "Vira Lata", de Carlos Lombardi, interpretando "Detalhes", um dos maiores hits na voz de Roberto, assinada pelo parceiro e por ele.

Em "Porto dos Milagres", de 2001, novela de Aguinaldo Silva, cantou "O Impossível". E deu voz a "Lero de 2005, e a "Do Fundo do Meu Coração", com Adriana Calcanhoto, no remake de "O Profeta", em 2006.

Cantou ao lado de Chico Buarque em "Paraíso Tropical", de Gilberto Braga, em 2007, a música "Olha".

Com Marisa Monte, interpretou "Não Quero Ver Você Triste", para a trilha de "Sete Pecados" de 2007. Os dois voltariam a se unir em "Mais um na Multidão", em 2012, para a trilha de "Salve Jorge", de Glória Perez.

Com Nana Caymmi, cantou "Não se Esqueça de Mim" para "Caminho das Índias", de 2009, outra trama de Glória Perez.

Em "Aquele Beijo", de 2011, Erasmo Carlos interpretou a canção "Apaixocólico Anônimo". E embalou a trilha de abertura de "Além do Horizonte", de 2013, com a música homônima.

Em "Pega Pega", de 2016, assinada por Cláudia Souto, Erasmo fez parceria com Pedro Luís na música "Tempo de Menino (Alô Tijuca)".

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem