Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Carlos Alberto Sardenberg se emociona com sua despedida da TV

Sob homenagens dos colegas no ar, jornalista deixa GloboNews e TV Globo

Os jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Renata Lo Prete
O jornalista Carlos Alberto Sardenberg se despede do Jornal da Globo, sob homenagens da âncora Renata Lo Prete - Reprodução Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O jornalista Carlos Alberto Sardenberg, 75 anos, se despediu na noite de quinta-feira, 10, dos colegas do Em Pauta, na GloboNews, e da âncora do Jornal da Globo, Renata Lo Prete, encerrando seu expediente de 16 anos nos canais de TV do Grupo Globo.

Ele segue na empresa como colunista do jornal O Globo e âncora da rádio CBN em São Paulo. O desligamento da TV foi um pedido do próprio Sardenberg, que contou ter projetos de livros para escrever e a vontade de se dedicar mais aos netos, com mais tempo para o ócio.

"Sardenberg, agora você vai me dar licença, porque hoje nós não vamos falar só de inflação americana nem só das perspectivas para o Brasil, porque hoje a gente tem um registro muito importante a fazer, porque encerra-se a participação do Carlos Sardenberg com a gente aqui, uma despedida no Jornal da Globo", disse Lo Prete.

Pouco antes, no Globonews Em Pauta, o jornalista Marcelo Cosme também reverenciou Sardenberg, que enxugava os olhos com um lenço enquanto os demais comentaristas exaltavam seu trabalho.

Só no Jornal da Globo, foram 1,5 análises e mais de 4,5 mil gráficos que ele ajudou o público a entender, como disse Lo Prete, ao longo de 16 anos. A jornalista lembrou que ele chegou ao JG antes dela, e que os dois trabalharam juntos na Folha de S.Paulo, antes de chegarem à Globo.

"A gente aqui só tem a te agradecer, pela companhia, pelo aprendizado, e o que a gente quer te dizer é que a gente não vai te deixar em paz, não vamos largar do seu pé", falou a âncora, que fez questão de lembrar que ele foi um dos grandes incentivadores de sua migração da mídia impressa para a tela.

Sardenberg enalteceu a equipe do Jornal da Globo e o clima nos bastidores, "gente que recebe a gente bem, que trabalha bem". "Eu queria agradecer a todos vocês, mas sobretudo a esse pessoal que nos acompanha, essa audiência que fica com a gente, que critica, que comenta", disse ele.

"Eu tô fazendo uma aposentadoria parcial, reduzindo bastante o meu ritmo de trabalho, por cansaço, idade, vou curtir mais a vida, vou ficar na rádio, com tempo reduzido, e vou continuar escrevendo no [jornal] Globo. A televisão, com o coração partido, mas com um certo alívio, eu estou parando."

Conhecido apenas como Sarda pelos colegas de redação, Sardenberg estreou no Jornal da Globo em 8 de agosto de 2006. Antes disso, ele foi também diretor de jornalismo da Band.

A Globo ainda não anunciou quem ficará nas vagas que ele abiu no Em Pauta e no JG.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem