Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Paulo Guedes interrompe entrevista e abandona gravação na RedeTV!

Ministro da Economia teria se irritado com pergunta de Lacombe sobre piso da enfermagem

O ministro da Economia Paulo Guedes - 20.set.2022 -Ueslei Marcelino/REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro Paulo Guedes interrompeu uma entrevista que vinha gravando para o jornalista Luís Ernesto Lacombe nos estúdios da RedeTV! na tarde de quarta-feira (21), quando arrancou seu microfone de lapela e abandonou a gravação. Ao sair do cenário do programa Agora com Lacombe, sugeriu que talvez fosse melhor a emissora nem exibir as respostas que ele já havia dado até então.

A atitude do ministro veio após ser questionado sobre o piso salarial de enfermagem, uma pergunta que o próprio Lacombe, segundo apurou a coluna, não queria fazer, tendo sido pressionado por sua chefia a apresentar o assunto a Guedes.

A conversa seria para o programa Agora com Lacombe, exibido à 0h20 desta sexta-feira. A edição da vez será ocupada, segundo anunciou Lacombe em sua página no Instagram, pelo ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio.

Questionada sobre o assunto por meio de sua assessoria de imprensa, a RedeTV! não retornou às ligações e sequer informou se a parte gravada da conversa iria ao ar.

Já a assessoria de Guedes respondeu, cinco horas após ter sido procurada, que o trecho gravado corresponde ao que foi exibido no programa Leitura Dinâmica, da mesma emissora, ainda na noite de quarta, 21, e que assuntos fora do tema "política econômica" foram "considerados, em comum acordo, fora da pauta".

A assessoria do ministro esclareceu que ele não saiu sem se despedir e ainda permaneceu no estúdio conversando com os diretores e o apresentador.

A íntegra da nota enviada à coluna é a seguinte: "O ministro foi recebido pelo presidente e coproprietário, Amilcare Dallevo Júnior, e pelo superintendente de jornalismo do canal, Franz Vacek.
Eles solicitaram ao ministro que gravasse uma participação no programa do jornalista Luís Ernesto Lacombe. Sendo a política econômica o tema da entrevista, outros assuntos foram considerados, em comum acordo, fora da pauta.
Horas depois de concluída a gravação, a entrevista foi ao ar no Programa Leitura Dinâmica.
Ao encerrar a visita, o ministro permaneceu no estúdio por mais de 15 minutos conversando com os funcionários da Rede TV, se despediu do entrevistador, dos executivos da emissora, atendeu pedidos de foto da equipe técnica e foi acompanhado até o carro por Franz Vacek."

A NOVELA DO PISO

No início deste mês, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem, tendo sido endossado por 7 votos a 4 entre seus pares do Supremo Tribunal Federal.

A decisão atende a um pedido da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde) e é válida até que se esclareça o impacto financeiro da medida para estados, municípios e hospitais. Para isso, diversos órgãos foram intimados e têm prazo de 60 dias para esclarecer a viabilidade da implantação do piso de R$ 4.750 sem que haja demissões em massa e fechamento de leitos.

A lei, agora suspensa, foi aprovada pelo Congresso após grande pressão da categoria, tendo sido sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em 4 de agosto.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem