Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Luciano Huck amplia plateia jovem e AB no Domingão

Audiência do 1º ano do apresentador supera saldo do último ano de Faustão, com ênfase para alguns segmentos

O apresentador Luciano Huck
O apresentador Luciano Huck - Fabio Rocha - 10.jul.2022/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um saldo bastante positivo do primeiro ano de Luciano Huck à frente do Domingão circula pelo mercado publicitário, dando conta de que o novo titular dos domingos da Globo ampliou a audiência total do programa em 2% em relação ao último ano de Faustão no mesmo horário.

Na prática, a Globo elaborou um relatório que compara o período de junho de 2020 a junho de 2021, quando Faustão saiu do ar na emissora, com o trecho de setembro de 2021 a agosto de 2022.

É um progresso discreto, tendo como ressalva o fato de que esse período anterior à chegada de Huck ainda incluía uma boa fatia de restrições impostas pela pandemia.

Mais sólida é a conquista de Huck entre o público jovem, essa sim, com dados mais surpreendentes: o Domingão com Huck ampliou em 6 pontos percentuais a fatia de pessoas entre 15 e 29 anos no bolo total de sua audiência.

O programa também atraiu uma parcela maior de público AB. Sua fatia de audiência nesse segmento é 7% maior que a do último ano de Faustão no Domingão.

O relatório informa ainda que Huck tem 12% mais público AB que todos os serviços de streaming somados, incluindo aí o YouTube.

Os dois êxitos --crescimento entre jovens e classe AB-- contribuem também para a melhora de desempenho do Domingão nas redes sociais, trazendo engajamento, item muito cobiçado pelas marcas anunciantes, que indica envolvimento da audiência com o conteúdo ali exibido.

Em seu primeiro ano no Domingão, data completada no último fim de semana, Huck deu ao Domingão 1,3 milhão de comentários no Twitter, alcançando o topo dos assuntos mais comentados do mundo por 68 vezes, e do Brasil por 423.

CONCORRÊNCIA

O Domingão com Huck também ampliou vantagem sobre a concorrência do horário, tanto da Record como do SBT, e essa régua merece uma leitura sem ressalvas a respeito de pandemia, já que as restrições foram iguais para todos os canais. Na média de seus primeiros 12 meses no domingo, Huck tem 112% mais audiência que a Record ante 106% do último ano de Faustão, e fica 144% acima do SBT, ante 96% na comparação com os 12 meses finais de Fausto Silva no Domingão.

O Domingão não apresentou crescimento do bolo de audiência total na principal região do país, a Grande São Paulo, mas avançou em várias regiões, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Curitiba e Florianópolis.

O programa também é mais sintonizado que antes entre o universo de TVs ligadas, ampliando em 13% o share da Globo no horário.

A Globo calcula que Huck tenha falado com 157 milhões de brasileiros em um ano. De modo geral, a sucessão é avaliada de modo muito positivo pela empresa, superando o temor que havia sobre a saída de Fausto Silva, um campeão de faturamento da programação semanal da casa, ao longo de 32 anos.

A Batalha do Lip Sync, quadro de dublagens lançado há três semanas, ideia que não foi herdada nem do Caldeirão nem de Faustão, tem trazido grande engajamento para o programa e mostra grande aceitação da audiência até aqui.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem