Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Eleições 2022: suposto 'Salve' do PCC contradiz Datena sobre ataques

Bilhete atribuído à facção trata como 'fake' texto sobre ameaças relatado no Brasil Urgente

José Luiz Datena
José Luiz Datena anuncia apreensão de bilhete supostamente atribuído ao PCC, mas negado pela facção, sobre ameaça de ataque nas eleições - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Atribuído ao PCC, facção nominada como Primeiro Comando da Capital, um "salve", que na gíria do crime significa "bilhete", chegou nesta sexta-feira (23) a jornalistas da Bandeirantes, contradizendo um outro suposto "salve" noticiado por José Luiz Datena no Brasil Urgente desta quinta (22), também atribuído ao PCC. No relato de Datena, o texto traz ameaças de ataques a juízes, promotores, delegados e até ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, durante as eleições.

Segundo o apresentador, o "salve" com as ameaças foi encontrado na cela de Wesley Ferreira Sotero, que ele apresenta como alguém considerado do clero médio do PCC,, no presídio de Avaré 1.

"O PCC tá insatisfeito, tentou sequestrar o Marcola", explicou Datena, citando o mais popular dos líderes da facção. "Não é de hoje que os presos querem voltar para os seus estados, eles querem que os presos, não só os de São Paulo, mas principalmente de São Paulo, voltem pra cá, e vão continuar tentando fazer ataques. O bilhete dá ordem à população carcerária aos soldados da rua", assegurou.

"É um bilhete extremamente grave porque envolve várias autoridades do estado", continuou Datena, que leu uma cópia da reprodução do suposto manuscrito estampada na tela do Brasil Urgente. "Para SP, os ataques seriam, eu tenho os nomes aqui, mas não vou divulgar, a promotores, delegados, juízes, agentes policiais e governo de forma geral durante as eleições, ataques às autoridades durante as eleições", repetiu Datena.

Já no salve que circula nesta sexta, ainda com data de quinta, 22, as ameaças relatadas por Datena são tratadas como "fake" e negadas em outro texto, cuja íntegra segue abaixo, na forma original, e portanto sem correções gramaticais:

"SALVE GERAL 22/09/2022

um firme forte sincero leal abraço a todos irmãos e companheiros, Espero que todos estejam bem quando esse chegar em suas mãos.
Meus amigos, como todos sabem vamos direto ao assunto, para não esticar e não prolongar escrita, está circulando uma notícia Fake, referente a um suposto salve geral que saiu do sistema prisional, ou seja da federal diretamente, Como todos sabem, inclusive o estado e as autoridades maior, que não tem possibilidade de estar saindo esse tipo de situação lá de dentro, e nem mesmo da forma que chegou, Porém época de eleição e eles se encontra desesperado e que é um subterfúgio, uma saída para tentar algo, estão começando a usar a golpe baixo para tentar se eleger em cima de notícia Fake, e conversas, mais que isso será impossível, Deixamos bem claro sem nenhuma sombra de dúvida que esse salvo não procede, nenhum intuito que ele está sendo dito, nem a forma que está sendo escrita, e nem a direção que está vindo, isso é só mais uma forma de tentar nos prejudicar, pedimos que todos fiquem tranquilo , Que não temos nada haver com eleição nem com política, que cada um faça o seu papel que tenha de ser feito, que não temos nada haver com isso e não temos isso em mente em momento algum, que até tentaram cria algo , tentando fazer alguma coisa Parecida com nós, mais somo originais ate em nossos desafetos, não tem como copiar está nos copiando , fizeram uma situação péssima , mal escrita ,deixando notável, totalmente sem nexo
vamos deixa bem claro aqui para todos que não procede esse salve, é deixando bem legível, diretamente Para o (Datena ) que O que temos para resolver com o governo atual não será resolvido em cima de sangue, nem violência, nem de forma irracional, e sim em cima de papel de forma cabível dentro das leis, Em cima dos direitos e deveres , forma inteligente, ou seja o que está passando na televisão é só mais uma das mentiras que ele fala, mais uma criação dele com suas reportagens, para tentar ganhar ibope pois ele mesmo não tem mais o que fazer, não tem mais o que mostrar, o próprio país não ajuda a ter boas notícias para população, ele nao tem entretenimento e um bom programa, mais tem que ocupa um horário e se manter ao vivo em rede nacional, sendo assim ele por sua vez inventa notícias fake para poder ganhar ibope.
Mas ficamos tranquilos e queremos deixar toda a população tranquila, para que tenha em mente a decisões que vocês brasileiros estão vendo com seus olhos e que façam valer, sem nenhum vínculo com nenhum tipo de candidato ou partido que a voz do povo seja a voz de Deus.
Desde já deixamos sincero forte leal abraço a todos que Deus nos abençoe nos proteja
ASSINADO::PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL"

O "salve" que nega a autenticidade do "salve" lido no Brasil Urgente chegou aos jornalistas por meio dos soldados da facção nas ruas.

Sobre o bilhete relatado por Datena, em nota, a "Secretaria da Administração Penitenciária informa que não comenta casos sigilosos e em andamento. A SAP encaminhou a documentação apreendida para a Polícia Civil, que investiga o caso".

No relato de Datena, o governador Rodrigo Garcia já teria reforçado sua segurança em função de tais ameaças. "Foi levantado que já tem outra ordem pra tentar atacar o governador de São Paulo, que teve sua segurança redobrada mais uma vez", afirmou. O apresentador, que até bem pouco tempo atrás cogitou ser candidato ao Senado por São Paulo, afirmou que recebeu a informação "de fontes obviamente fidedignas". "Eu não iria dar a notícia brincando aqui. A polícia já está sabendo."

A coluna procurou a Bandeirantes por meio de sua diretoria de comunicação, para que a emissora se manifestasse sobre o caso.

Após a publicação deste texto, a Band informou que Datena "reafirma a notícia" dada no Brasil Urgente, alegando que suas fontes eram conhecidas, ao contrário do "salve" que nega o planejamento de ataques nas eleições.

Datena alegou no ar que não foi procurado pela reportagem, descartando a busca que a coluna fez de sua versão por meio da Band. "A repórter procurou a Band, não me procurou, mas a Band não foi citada, quem fui citado fui eu", justificou ele no ar, refutando a veracidade do bilhete que nega aquele noticiado por ele.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem