Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Pedro Bial lembra cobertura da Copa que rendeu o tetra ao Brasil

Depoimento inédito resgata presença do jornalista nos EUA em 1994

Carlos Alberto Parreira e Pedro Bial
Carlos Alberto Parreira, então técnico da seleção brasileira, e Pedro Bial, durante a Copa de 1994 para a Globo - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Globo começa a aquecer o espírito do torcedor para a Copa do Qatar, marcada para começar em 20 de novembro. Neste sábado (13), o Baú do Esporte, pelo canal SporTV, dedica espaço a histórias do mundial e traz as melhores lembranças de Pedro Bial sobre Copas, a começar por sua atuação na cobertura da Copa do tetra, em 1994.

Na época, ele era correspondente em Londres desde 1988 e tinha experiência cobrindo guerras e acontecimentos históricos, como a queda do Muro de Berlim. Justamente em meio a essa aridez de assuntos, faltava-lhe no currículo um trabalho em Copa do Mundo, e ele teve a sorte de ser escalado para acompanhar a seleção de Carlos Alberto Parreira.

No programa, Bial fala sobre sua relação com as Copas do Mundo, seja como torcedor ou como jornalista. Após o empate em 1 a 1 com a Suécia, em Detroit, na terceira e última rodada da fase de grupos, a coletiva de imprensa brasileira foi cercada de questionamentos, o que chamou a atenção de um repórter do jornal americano USA Today, que procurou Bial para saber o motivo daquelas críticas, já que o Brasil tinha encerrado aquela fase com a melhor campanha entre todos os 24 participantes.

Bial acabou defendendo a equipe de Parreira. "No dia seguinte a seleção estava reunida no centro do gramado, o Romário saiu do campo e veio falar comigo para agradecer o apoio. Eu já me senti o 12º jogador mesmo", brinca.

Foi novamente contra a Suécia, agora na semifinal, que Pedro Bial arrumou outro momento inesquecível, ou nas próprias palavras, um "mico", que será revelado no programa especial, ao recordar um "problema técnico" quando foi entrevistar ao vivo o treinador do tetra, logo depois da vitória por 1 a 0.

"O que a Copa representa, assim como as Olimpíadas, é isso. Uma grande alegoria que tenta superar as guerras, que pretende dar uma chance catártica de viver a paixão nacional, o orgulho patriótico, sem machucar ninguém", define Pedro Bial, que naquele ano voltou para a casa com uma camisa de Mauro Silva.

O episódio "Era Uma Vez" com Pedro Bial vai ao ar logo após o Troca de Passe e estará disponível no Globoplay a partir deste sábado, quando será também celebrando o marco de 100 dias para a Copa do Mundo do Qatar.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem