Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Leandro Karnal faz tour por museus em nova série do Canal Arte 1

Historiador apresenta artistas plásticos e suas obras em 'A Arte de Ver o Invisível',

Imagem mostra um homemvestido de terno em um museu
Canal Arte1 estreia a série 'A Arte de Ver o Invisível', em que o historiador Leandro Karnal percorre museus de São Paulo - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Leandro Karnal, 59, está à frente de uma nova série do canal Arte 1, com estreia marcada para esta terça-feira (10). Em "A Arte de Ver o Invisível", o historiador e apresentador percorrerá oito museus de São Paulo para mostrar obras de artistas internacionais e brasileiros, e comentar, a seu modo, o que está por trás de quadros, esculturas e instalações.

Em cada episódio, um museu e algumas de suas obras serão apresentados, com contexto histórico e informações sobre o artista que a compôs. Karnal trará ainda um material sobre a fundação de cada museu, com imagens de arquivo das construções e entrevistas com as equipes locais da instalação.

Produzida pela Cine Group com direção de Jorge Saad Jafet, a série em oito episódios traz o historiador na Pinacoteca de São Paulo, em sua estreia. Karnal mostra as obras "Mestiço", de Candido Portinari, o "Vilarejo", de Frans Post, o "Caipira Picando Fumo" e "Saudade", de Almeida Junior, "Bananal", de Lasar Segall, e "La Faiseuse d'Anges", de Pedro Weingärner.

No segundo episódio, o público irá conferir um programa especial sobre o Masp (Museu de Arte de São Paulo), com destaque para as obras "Rosa e Azul: As Meninas Cahen d'Anvers", de Renoir, "Bailarina de 14 Anos", de Edgar Degas, e "Ressurreição de Cristo", de Rafael, pintado entre 1499 e 1502.

O terceiro episódio traz o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB-Faap) e obras feitas por mulheres. O apresentador destacará "O Sapo", de Tarsila do Amaral, "O Homem de Sete Cores", de Anita Malfatti e "Brasil Nativo/Brasil Alienígena", de Anna Bella Geiger.

Karnal ainda visita e aborda obras do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), do Museu Lasar Segall, do Museu Afro Brasil e do Instituto Moreira Salles de São Paulo (IMS-SP). A série vai ao ar às 21h30, no canal Arte1.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem