Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo

Record News supera GloboNews, com audiência recorde

Pago, canal de notícias da Globo é líder só na TV por assinatura

Camila Busnello e Gustavo Toledo
Camila Busnello e Gustavo Toledo apresentam o JR News, na Record News - Edu Moraes/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Emissora de sinal aberto, com acesso gratuito, a Record News fechou fevereiro à frente da GloboNews em audiência pelo terceiro mês consecutivo no PNT --Painel Nacional de TV--, que engloba as 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país, monitoradas pela Kantar Ibope Media.

O saldo da Record News no mês passado, na média das 24 horas diárias, ficou em 0,2 ponto de audiência, com 0,58% de participação entre as TVs ligadas no PNT. Com isso, a emissora ficou em 7º lugar no ranking geral de TV, consolidando também sua melhor posição desde 2007, quando Edir Macedo transformou a Rede Mulher, cuja concessão fora adquirida por ele, em canal de notícias.

RANKING

Com a cobertura da tragédia causada pelas chuvas em Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro, e o início da guerra na Ucrânia, a GloboNews fechou fevereiro na liderança dos canais pagos, mas ficou em 8º lugar no ranking geral (incluindo a TV aberta), com 0,19 ponto e 0,57% de participação entre as TVs ligadas no PNT, logo atrás da Record News.

Globo, Record, SBT, Band, RedeTV! e TV Brasil aparecem à frente da Record News no âmbito nacional. A TV Cultura, que chega a superar a RedeTV! em São Paulo, também fica atrás do canal de notícias no PNT, onde a TV Brasil, como canal público, é mais forte.

Em fevereiro, a Cultura obteve 0,19 ponto no Paniel Nacional, mesmo índice da GloboNews, sendo sintonizada por 0,55% das TVs ligadas do país.

Embora a repercussão da GloboNews seja muito maior por reverberar em outros meios de comunicação e ter peso maior na pauta dos demais veículos de notícias, sua plateia nacional tem sido inferior à do canal de notícias da Record desde dezembro passado. Essa superação já ocorreu em outros momentos, mas não com o êxito atual.

No segmento de notícias, as demais concorrentes se colocaram bem abaixo da Record News no ranking. A CNN Brasil ficou em 26º lugar com 0,06 ponto e 0,17% de participação (share) entre as TVs ligadas. A Jovem Pan News ocupou a 38ª posição com 0,04 ponto de audiência e 0,12% de participação. Em último lugar neste nicho, fica a Band News, canal que em boa parte dos relatos sobre a Ucrânia teve correspondente mais próximo do país do que a própria GloboNews. A emissora de notícias da família Saad terminou fevereiro em 57º lugar, com 0,02 ponto de média e 0,07% de share.

De toda forma, os índices dos canais de notícias costumam abocanhar mais faturamento e público entre os limites da Grande São Paulo, parâmetro que mais pesa para os canais de TV.

Só na Grande São Paulo, 1 ponto de audiência equivale hoje a 205.755 mil pessoas, enquanto no PNT, 1 ponto representa 713.821 telespectadores, segundo cálculos da Kantar Ibope Media.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem