Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu pantanal

'Pantanal': Globo resgata as cenas do 'próximo capítulo'

Bloco que antecipava episódio seguinte da novela foi suspenso há décadas

Pistas sobre próximo capítulo mostrou encontro de Madeleine (Bruna Linzmeyer) e José Leôncio (Renato Góes) no Rio de Janeiro - João Miguel Júnior/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há pelo menos duas décadas fora de cena, as clássicas "cenas do próximo capítulo" foram resgatadas pela Globo neste terceiro episódio de "Pantanal". Tratadas apenas como "próximo capítulo", as imagens entraram no ar ao fim do último bloco da novela criada por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi, neto do dramaturgo.

Dos anos 1970 ao fim dos anos 1990, a Globo tradicionalmente trazia as pistas sobre o episódio seguinte logo após o último intervalo comercial de suas novelas. Assim, no penúltimo bloco, em vez de avisar na legenda "estamos apresentando", vinha o aviso: "A seguir, cenas do próximo capítulo". As demais emissoras copiavam esse modelo.

A estratégia foi derrubada porque muita gente, sabendo que não encontraria na sequência a continuação para o suspense daquele bloco, já mudava de canal ou desligava a TV. Passou-se então a adotar a emenda de um programa no outro, sem intervalo e nada de chamada para a novela do dia seguinte.

Agora, no entanto, o aviso "Próximo Capítulo" vem no mesmo bloco da cena final do episódio, e o resgate dessa estratégia acontece pelo mesmo motivo que extinguiu o aviso das "cenas do próximo capítulo": audiência. A proposta desse retorno é aguçar a curiosidade do público para o dia seguinte.

AUDIÊNCIA

"Pantanal" manteve no seu segundo capítulo o saldo de 27 pontos superados na estreia, mesmo indo ao ar a partir das 22h30, quando deveria estar terminando. Os números da prévia de audiência desta quarta (30) apontam para uma queda nos níveis da novela anterior, "Um Lugar ao Sol". Os dados consolidados serão anunciados nesta quinta (31).

Os dados são da Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 205.755 telespectadores.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem