Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu União Europeia

José de Abreu se prepara para viver padre no Timor Leste da 2ª Guerra

Ator gravar em Portugal como jesuíta em batalha contra o exército japonês

José de Abreu, ator
José de Abreu, ator, em cena na novlea "UmLugar ao Sol" - Reprodução Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ainda no ar como Santiago, o patriarca da novela "Um Lugar ao Sol", José de Abreu, 75 anos, já testa as batinas do figurino que farão dele um padre em seu próximo trabalho.

O ator começa a gravar "Abandonados", série em sete episódios da RTP Rádio e Televisão Portuguesa), ainda este mês. O enredo trata da Batalha de Timor, conflito no Timor Leste durante a 2ª Guerra Mundial. Na ocasião, australianos e holandeses se juntaram aos portugueses e timorenses, abandonados pelo ditador Salazar à própria sorte, contra um ataque do exército japonês que deixou muitos mortos.

As gravações preveem locações na Ilha da Madeira e na Ilha do Porto Santo, em Portugal, país onde Abreu vem morando desde o fim da produção do folhetim de Lícia Manzo. A novela, aliás, entrou esta semana em seu último mês, ficando no ar até 26 de março.

Na série portuguesa, o ator será Serra, um padre que representa a grande importância dos jesuítas na história do Timor Leste.

"É meu primeiro padre em 55 anos de profissão", conta ele à coluna, mas não o primeiro religioso nem o primeiro católico. "Já fiz o cardeal inquisidor em 'A Muralha' [2000], um frade no filme 'O Guarani' [1996], um bispo na peça 'O Santo Parto' [2004] e fui seminarista! Fui coroinha, estudei muito latim", revela.

"Os jesuítas são muito interessantes, muito cultos, e normalmente de famílias ricas", cita.

A forte atuação dos jesuítas no Timor se manteve pelas décadas seguintes, com participação essencial no processo de independência do país. O padre José Alves Martins, que chegou ao Timor em 1974, dava auxílio à resistência armada nas montanhas naquele contexto e é um dos personagens estudados por Abreu em sua pesquisa para o novo personagem.

Ainda não há previsão para a distribuição de "Abandonados" para o alcance dos brasileiros, mas espera-se que diante de tantos serviços de streaming, não nos falte oportunidade de conferir a produção portuguesa.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem