Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Ex-Globo, Alberto Gaspar ocupa vaga que foi do Manhattan Connection

Ex-jornalista traz olhar estrangeiro sobre o Brasil na TV Cultura

Alberto Gaspar em 'Legião Estrangeira'
Alberto Gaspar no programa 'Legião Estrangeira', da TV Cultura - Nathalie Bohm/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sem programa fixo desde o fim do Manhattan Connection, que fez curta carreira na TV Cultura, as noites de quarta-feira da TV pública de São Paulo serão bem ocupadas por um novo programa jornalístico. Sob o comando de Alberto Gaspar, repórter dispensado pela Globo no ano passado, o Legião Estrangeira se propõe a trazer um olhar sobre o Brasil que muitas vezes os próprios brasileiros não alcançam.

A ideia é conversar com outros jornalistas, correspondentes internacionais, como Henrik Brandão Jönsson, sueco que sofreu tentativa de furto do celular ao gravar imagens na avenida Paulista, em São Paulo.

Vale também trazer esse olhar por meio de jornalistas brasileiros que trabalharam fora do Brasil, como José Hamilton Ribeiro, o profissional do ramo mais premiado do país, que foi visitado por Gaspar em sua fazenda em Uberaba para lembrar suas experiências na cobertura da Guerra do Vietnã.

Os jornalistas Alberto Gaspar e José Hamilton Ribeiro durante gravação do programa Legião Estrangeira, da TV Cultura - Divulgação

Segundo o apresentador, o Legião pretende aproximar as pessoas de assuntos internacionais que afetam a vida de todo mundo e ampliar a visão dos nossos assuntos pelo olhar de correspondentes estrangeiros que nos "traduzem" para a terra deles. Com os olhares atentos, eles descobrem fatos que quem está em seu próprio país não enxerga e explicitam a imagem que os outros países têm do Brasil.

"A vida de correspondente no exterior é puxada, mas muitas vezes prazerosa", diz Gaspar, que ao longo de 39 anos de Globo, foi repórter em Jerusalém e na Argentina nos anos 2000. "Na vida pessoal, percebo como as pessoas gostam de ouvir pequenas histórias pessoais nunca publicadas. Bastidores de coberturas. Vamos botar na roda de conversa", avisa.

"Legião Estrangeira" estreia no dia 16 e irá ao ar sempre às quartas-feiras, às 22h.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem