Celebração pela Semana de 1922 ganha espaço na Globo e na GloboNews
Documentário na TV paga apresenta artistas com espírito similar aos ícones do centenário
No centenário da Semana de Arte Moderna, a TV Globo e a Globo News preparam uma programação especial para a efeméride.
A partir de domingo (13), a Globo vai exibir uma série de reportagens especiais a serem distribuídas entre Fantástico, Antena Paulista, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal da Globo.
Na capital paulista, palco da Semana de 22, o Bom Dia São Paulo e o SPTV 1ª e 2ª edição também integram a programação.
O Antena Paulista deste domingo (13) será apresentado por Carlos Tramontina das casas culturais Mário de Andrade e Guilherme de Almeida. O programa destaca as residências modernistas, consideradas virada de chave na arquitetura de São Paulo, e a trajetória do poeta Oswald de Andrade por meio da última casa em que ele morou, localizada em um sítio em Ribeirão Pires (SP).
No Fantástico, Ernesto Paglia relata como o evento declarou o rompimento com o tradicionalismo cultural associado às correntes literárias e artísticas anteriores: o parnasianismo, o simbolismo e a arte acadêmica.
Já a GloboNews exibe no domingo (13) às 23h, um documentário original sobre as heranças do movimento. "Os Novos Modernos" mostra como a nova geração de artistas brasileiros mantém vivo o legado dos modernistas de 1922.
O documentário mostra seis artistas em evidência por suas ideias e conceitos na cultura brasileira e possuem o mesmo espírito dos artistas do centenário: Maxwell Alexandre, Panmela Castro, Jonathas de Andrade, Denilson Baniwa, Baco Exu do Blues e Sergio Vaz apontam como o evento que marcou o país influencia suas obras.
"Os novos modernos são artistas contemporâneos, não necessariamente jovens, mas com o mesmo objetivo: criar algo revolucionário. Muitos saíram da periferia e têm se destacado dentro e fora do país", diz o coordenador de documentários da GloboNews, Ledu Garcia.
A história da Semana de 22 é recontada pela ótica de familiares de artistas que marcaram época, como a sobrinha-neta de Tarsila do Amaral e o neto de Oswald de Andrade, além dos especialistas e curadores de arte Lauro Cavalcanti, Marcia Camargos, Beatriz Milhazes, Ernesto Neto e Marcelo Campos.
Comentários
Ver todos os comentários