Zapping - Cristina Padiglione

'Cidade de Deus' ganha versão em audiobook narrada por Alexandre Rodrigues

Ator interpretou Buscapé no filme dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund

Cena do filme brasileiro 'Cidade de Deus' (2002), com direção de Fernando Meirelles - César Charlone/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Prestes a completar 20 anos, "Cidade de Deus" ganha sua primeira versão no formato de audiobook. A história tem narração do ator Alexandre Rodrigues, o Buscapé na versão cinematográfica, a pedido do próprio escritor da trama, Paulo Lins.

"É um orgulho imenso reviver essa história tão importante e relevante até hoje em uma experiência completamente nova para mim. No filme só dei voz ao Buscapé, mas no audiobook tive a oportunidade de viver todos os outros personagens", celebra Rodrigues.

O filme voltou a ser alvo de buscas e comentários na internet neste ano, quando o ator Douglas Silva, que deu vida a Dadinho no longa, foi anunciado como participante do Big Brother Brasil. Primeiro líder do reality, sua festa teve o cinema como tema, com "Cidade de Deus" e "Cidade dos Homens" estampados em cartazes.

A trama faz um retrato realista da batalha travada pela população periférica do Rio do Janeiro a partir de questões como o tráfico de drogas, a pobreza extrema e a violência. O filme traz personagens emblemáticos, inspirados em pessoas reais: Buscapé, Zé Pequeno, Bené e Mané Galinha.

Dirigida por Fernando Meirelles e Kátia Lund, a adaptação para o cinema lançada em 2002 concorreu ao Oscar de 2004 em quatro categorias, incluindo Melhor Direção. Consagrada, a produção é considerada um fenômeno da literatura e do cinema brasileiros até os dias atuais.

"A realidade mostrada em 'Cidade de Deus' é, até hoje, um retrato atual da sociedade como um todo. Por ser uma história ainda tão representativa, que começou com o meu livro e foi para o cinema, acredito que a nova versão em audiobook servirá para atingir ainda mais pessoas", afirma o autor, Paulo Lins.

O audiobook pode ser escutado pela Storytel, plataforma de streaming de livros e audiolivros digitais por assinatura. ​A empresa opera em 25 mercados ao redor do mundo e está sediada em Estocolmo, na Suécia. É possível testar o plano gratuitamente por 7 dias.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem