Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Chamada de 'Aruanas' faz cobrança ambiental logo após comercial da Vale na Globo

Emissora nega ação orquestrada em favor da série, o que iria contra interesses comerciais

Thainá Duarte em Aruanas 2
Thainá Duarte nos bastidores de gravação da segunda temporada de Aruanas, - Mauricio Fidalgo/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Globo exibiu um filme publicitário da Vale na noite de quarta-feira (17), empresa responsável pela tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019, como parte das estratégias da companhia em reparar os danos ambientais cometidos pela empresa e a imagem da marca. Mas, em seguida, um anúncio da nova temporada da série "Aruanas" avisava: "Você acha que esse discurso vai reverter a tragédia ambiental que você causou?"

Comentários no Twitter acusaram o que poderia ser um ato de coragem da emissora, em defesa do meio ambiente, mas, consultada pela coluna, a emissora não admite tal hipótese, defendendo o respeito aos seus clientes, no caso, os anunciantes.

"Não há relação entre as peças citadas. A Globo preza pela relação de respeito e de confiança com seus parceiros e refuta qualquer indicação de que a ordem de exibição dos comerciais durante o intervalo possa ter sido determinada para manifestações sobre seus anunciantes", informou nota enviada pela comunicação da Globo à coluna.

A 2ª temporada de "Aruanas", produção da Maria Farinha Filmes criada por Estela Renner e Marcos Nisti, estreia no dia 25 pelo GloboPlay. A produção começou a ser gravada antes da pandemia e logo foi interrompida. A safra de novos episódios traz novamente o elenco central formado pelas ativistas vividas por Taís Araújo, Débora Falabella, Leandra Leal e Thainá Duarte, além da antagonista interpretada por Camila Pitanga.

Os episódios da vez contam com novas participações, a destacar Lázaro Ramos, Daniel Oliveira e Lima Duarte. Se a 1ª temporada jogava holofotes sobre o desmatamento da Amazônia em favor das mineradoras, o foco da vez será a poluição do ar, drama que mata milhões de pessoas por ano no mundo todo.

Abaixo, os comentários no Twitter

Aruanas x Vale no Twitter
Cópia de comentários sobre a série 'Aruanas' no Twitter, em contraste com campanha publicitária da Vale, exibida na Globo - Reprodução

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem