Zapping - Cristina Padiglione

Terraplanismo vira alvo de deboche na novela das seis

Em 'Nos Tempos do Imperador', Nélio garante a Dolores que a Terra é redonda

Nelio (João Pedro Zappa) e Dolores (Daphne Bozaski) vão se aproximar cada vez mais - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em tempos de combate ao negacionismo e à ciência, a novela das seis da Globo, "Nos Tempos do Imperador", reserva uma sequência bastante rica para o aprendizado do público que duvida que a Terra seja redonda.

No capítulo 62 do enredo de Thereza Falcão e Alessandro Marson, ao qual a coluna teve acesso e está previsto par ir ao ar no dia 19, terça-feira, Nélio (João Pedro Zappa) mostra o mar para Dolores (Daphne Bozaski), que teme pela forma plana do oceano.

O rapaz então explica que a Terra é redonda, não plana, e por isso ela vê ao longe, distante, a imagem de um mastro, mas ainda não do casco do barco, que há de surgir aos poucos.

A cena é muito didática para os incautos que nos últimos tempos promovem um retrocesso do conhecimento ao duvidar da forma de esfera do planeta. Confira a íntegra da cena a seguir:

"Nélio e Dolores vendo o mar e o horizonte:

Dolores: 'Tonico nunca me trouxe para ver o mar. É tão lindo. Não parece que lá no horizonte o mar se encontra com o céu?'

Nélio: (Ri) Sim, é um amor impossível. Parece que estão juntos, mas nunca vão se tocar.

Dolores: 'O senhor também é poeta!'

Nélio Sorri, sem graça.

Dolores continua: 'E o que vem depois que o mar acaba? Como fazem os barcos? Caem no vazio? Num precipício?'

Nélio: 'Era assim que os antigos pensavam, mas a ciência já provou que a Terra é redonda.'

Dolores: 'Não parece.'

Nélio (Ri) 'Mas é. E depois do horizonte há outras terras, outros mares. Se fossemos navegando sempre em linha reta, daríamos a volta ao mundo e voltaríamos aqui de novo. Por isso os portugueses chegaram até aqui.'

Dolores: 'Oxe, não acredito.'

Nélio: 'Está vendo aquele barco se aproximando? Estamos vendo apenas o mastro, o casco ainda não apareceu. Se a Terra fosse plana, nós veríamos o barco inteiro. Mas a Terra é redonda, por isso vemos primeiro o mastro e depois o casco vai aparecendo aos poucos. Isso acontece por conta da curvatura da Terra.'

Dolores: 'Podemos esperar até ver o casco do barco aparecer? Aí sim vou acreditar no senhor!'"

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione, 50, é jornalista e escreve sobre assuntos relacionados à televisão. Ela cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Ela passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016), entre outras publicações. Ela também tem o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br), hospedado no site da Folha.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem