Colo de Mãe

Mães e pais podem ajudar filhos a ter metas e a alcançar seus objetivos em 2020

'Organizar-se e ter metas claras é muito positivo para as crianças', diz especialista

Fotolia
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Eu sempre gostei de ter uma lista de metas anuais. Na adolescência, escrevia tudo em uma agenda nova. E foi assim até chegar à vida adulta e me tornar mãe. Parei de fazer listas. O motivo é que, ao não alcançar os meus objetivos —e eles eram sempre muito altos—, eu comecei a me sentir extremamente frustrada.

Como não queria passar este sentimento para as minhas filhas, parei de colocar tudo no papel. O fato é que o tempo passa —já sou mãe de uma adolescente e de uma menininha de sete anos—, e o passar dos anos me fez entender que está tudo bem não atingir os altos objetivos que eu colocava para mim como mãe, mulher, amiga e profissional.

Neste ano, eu entendi que a frustração faz parte do processo de formação de um ser humano, pois “o que não mata, fortalece”, como diz o ditado. Também compreendi que ter metas é uma forma de ter um rumo na existência. E isso é importante para as crianças que estão em formação.

Mas, tão importante quanto buscar concretizar um objetivo —ou vários, é aprender a se perdoar caso não chegue lá e saber lidar com as intempéries do caminho. Com essa nova consciência, aprendi que devo ensinar minhas meninas a terem metas, a falarem sobre elas e a redimensionarem o que desejam, caso as estratégias não estejam dando certo.

Segundo a especialista em desenvolvimento humano Rebeca Toyama, organizar-se e ter metas claras é muito positivo para as crianças. A dica para que tudo dê certo é “colocar pequenas metas ao longo do ano e fazer algumas celebrações no meio do caminho”. 

Se o objetivo não for alcançado, é preciso entender que a frustração é um dos processos do amadurecimento humano. “A gente precisa urgentemente entender que frustração não mata. Se tem um jogo, por exemplo, um ganha e outro perde, faz parte”, ensina.

Uma das formas de fazer com que objetivos sejam atingidos mais facilmente, diz Rebeca, é dividir com os filhos o sucesso e o fracasso. “O ser humano aprende com o exemplo”, afirma.

Desafios | Veja dicas do que fazer

Exemplo é tudo

A especialista em desenvolvimento humano Rebeca Toyama diz que, para ter sucesso ao ajudar os filhos com as metas, os pais precisam dar exemplo. Segundo ela, sermões não ajudam a conseguir mudança de comportamento. "Em geral, a nascente do problema da indisciplina dos filhos parte dos pais. O ser humano, como todos os mamíferos, aprende com exemplos", ensina.

Pequenas metas

Estipular pequenas metas para que os grandes objetivos sejam conquistados é um dos caminhos para se ter sucesso. "Não se deve esperar o resultado final na escola para parabenizar só no fim", ensina Rebeca. O contrário também é válido. "Se não se está indo bem, é preciso falar para a criança", afirma a especialista.

Novas experiências

A geração de repertórios e experiências ajuda muito a ampliar o horizonte das crianças e dos adolescentes, explica a especialista, por isso, além das metas específicas, é preciso ter outras experiências para crescer como ser humano. "A única obrigação do filho é tirar nota? Não pode ser assim, é preciso ter metas de inteligência emocional e espiritual, por exemplo."

Felicidade

Os pais não podem esquecer que a grande busca humana é pela felicidade; ao colocarem metas que vão além, como as espirituais, as de inteligência emocional e as de saúde, é possível ajudar o filho a enxergar o mundo de outra forma e ser mais feliz.

Agora

Colo de Mãe

Cristiane Gercina, 42, é mãe de Luiza, 15, e Laura, 9. É apaixonada pelas filhas e por literatura. Graduada e pós-graduada pela Unesp, é jornalista de economia na Folha. Opiniões, críticas e sugestões podem ser enviadas para o email colodemae@grupofolha.com.br.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem