Cabelo, Make & Mais

Liso e chique: Como fazer o penteado que conquistou as celebridades

Com risca marcada, cabelo é versátil, andrógino e muito elegante

A atriz Vanessa Hudgens
A atriz Vanessa Hudgens - Theo Wargo-10.jun.2019/Getty Images/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Parece que virou febre nos tapetes vermelhos do último mês: só deu cabelo liso e com risca marcada na produção das celebridades. Lili Reinhart, Vanessa Hudgens, Rachel Brosnahan e Iris Law (“it-girl” britânica, filha do ator Jude Law) foram algumas das estrelas que optaram por esse visual que, ao que tudo indica, não vai embora tão cedo.

Para checar como modelar um cabelo assim –que parece simples, mas tem lá os seus segredinhos para ficar incrível. Conversei com o cabeleireiro Ricardo Rodrigues, do Studio W. Ricky, um expert em lisos icônicos, que já criou inúmeras variações da modelagem para os desfiles de Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho e Pedro Lourenço.

Ele foi generoso ao compartilhar suas dicas. A seguir, as principais delas –basta segui-las para conquistar um liso digno de “superstar”.

DICA 1

Antes de iniciar a secagem, prepare os fios com um produto que dê brilho e textura. Ricardo indica a mousse Wella Professionals Eimi Shape Control, de alta fixação, que ajuda a diminuir o frizz e, ao mesmo tempo, a aumentar o volume.

Coloque uma dose (uma bola equivalente ao tamanho de um limão, se o cabelo for longo) na palma das mãos e espalhe ao longo das mechas, da raiz às pontas, para distribuir bem. Nesse momento, já faça a risca na posição desejada (ao centro ou na lateral). "

É muito importante definir a risca desde que você começa a manipular os fios”, ensina Ricky. “Se não tomar essa providência, o cabelo dificilmente ficará com o efeito gráfico que os penteados de ‘red carpet’ apresentam."

DICA 2

O liso do momento tem volume. Então, nada de começar a secagem fazendo a escova. Primeiro, seque apenas com o secador, ajeitando o cabelo com as mãos. Quando ele tiver perdido boa parte da umidade, a escova entra para finalizar. Sempre tomando o cuidado de manter a risca do lugar.

DICA 3

Terminou a modelagem? Hora de realizar mais um truque: fixar as mechas da frente bem junto à cabeça. Aí, é necessário ter um pouquinho mais de paciência. Separe a faixa frontal do cabelo (sem desfazer a risca, é bom frisar uma vez mais) em dois blocos, um de cada lado da divisão. Prenda um dos lados (você pode usar uma piranha) e comece a trabalhar no outro.

Separe em três terços; prenda dois e deixe um solto –aquele mais embaixo. Borrife o feixe solto com um spray de fixação forte (Ricardo indica o Wella Eimi Dynamic Fix) e penteie, com o auxílio de um pente fino, grudando os fios atrás da orelha. Seque rapidamente com o secador.

Divida os dois terços que estavam presos em feixes equivalentes, prenda o de cima e borrife o de baixo com o spray. Mais uma vez, penteie bem rente à cabeça, posicionando os fios por trás da orelha, e seque. Repita o processo uma vez mais com o último feixe de cabelo e depois faça tudo novamente do outro lado. Sim, dá trabalho... mas o resultado fica impecável!

DICA 4

Se sobrar algum frizz residual, use um produto finalizador de textura leve, como o Sublimate, da Sebastian, para retocar o comprimento. Coloque uma dose pequena na palma da mão (o equivalente a uma ervilha), friccione uma palma contra a outra e depois pressione, com leveza, sobre as mechas, deslizando cuidadosamente.

DICA 5

Para fechar, vale dizer que esse liso tão especial funciona com vários “looks” de moda e de maquiagem. Combinado a um smoking ou terninho, ganha ares andróginos. Com um vestido de gala, é pura elegância. Componha com uma maquiagem nude e reforçará a aura clean.

Contraponha com batom vermelho ou olho esfumado e fique superpoderosa. Esbanjar versatilidade é com ele mesmo. Talvez seja por isso que a adesão esteja sendo tão grande entre as famosas.

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem