Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cabelo, Make & Mais

Relembre os penteados e makes mais marcantes da história do Oscar

Confira a retrospectiva de maquiagens e penteados do tapete vermelho

Angelina Jolie no Oscar de 2009
Angelina Jolie no Oscar de 2009 - Armando Flores / ©A.M.P.A.S.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O que dez entre dez looks de beleza do Oscar têm em comum? Eu conto: detalhes que fazem a diferença na hora de atrair os flashes. O penteado certo (seja moderno ou clássico), aquela pincelada estratégica de maquiagem, a roupa que, além de funcionar como uma declaração de estilo, ajuda a valorizar os pontos fortes. Tudo isso contribui para construir uma imagem sedutora, de "superstar".

Os arquivos dos Academy Awards (nome oficial da premiação) estão recheados de exemplos deslumbrantes desse tipo de produção. Passei dias mergulhada nesses “glam files”, separando belezas atemporais e infalíveis para quem quer brilhar em uma festa luxuosa. Elas ajudaram estrelas a reafirmar seu poder na frente do mundo inteiro. Podem funcionar também para quem sonha em bancar a diva em eventos mais "mundo real". Confira!

TROFÉU "ELE TEM A FORÇA"

Quer transmitir glamour imediato? Faça um coque. Vale alto, médio ou baixo, mas se preferir um cabelo que seja elegante, mas não exageradamente formal, siga os passos de Amy Adams (81st Academy Awards, 2009) e escolha um modelo assimétrico. Quebra o excesso de compostura no ato. 

 

TROFÉU "SHINY HAPPY PEOPLE"

Assinatura de beleza de Jennifer Lopez (aqui, nos 87th Academy Awards, em 2015), a maquiagem iluminada quase over é garantia de não passar despercebida. Pede pele perfeita como companhia, além de sombras e batons não muito chamativos como complemento. Sim, JLo apostou em uma boca rosa chiclete... Mas você pode trocar o tom por um rosa menos vibrante, um nude ou até mesmo um gloss transparente para compor uma harmonia mais delicada.

 

TROFÉU VOLUME MÁXIMO

Este segredinho, Angelina Jolie (aqui, nos 81st Academy Awards, em 2009) sabe faz tempo: uma boa dose de volume literalmente eleva o visual. Mousse durante o preparo dos fios e jatos de xampu seco dão corpo ao cabelo. Só não é bacana fazer uma montagem muito estruturada. Um leve desalinhado, como Angelina também já entendeu, suaviza a aparência final.

TROFÉU "LUXO COM ATITUDE"

Uma pitada de bagunça é permitida no tapete vermelho. Principalmente se você faz a esperta combinação do inusitado com o clássico. Emma Watson seguiu esse caminho (86th Academy Awards, 2014) ao juntar uma maquiagem 100% elegante, com delineador, cílios postiços e batom vermelho, a um preso assimétrico e com muita textura. Perfeito para quem é fã de pequenas ousadias.

"TROFÉU BÁSICO QUE FUNCIONA"

Acha que rabo de cavalo é simples demais para uma festa? Reconsidere. Com um pouco de bossa, ele faz maravilhas pela produção. No “beauty look” de Anne Hathaway (80th Academy Awards, 2008), vem alto, com acabamento perfeito na parte presa e volume e ondas no comprimento, que cascateia sobre a pele nua. Jovem, doce e insinuante ao mesmo tempo.

TROFÉU "DE COADJUVANTE A ATRIZ PRINCIPAL"

Se você cuida da sua pele, pode transformá-la em protagonista. Cate Blanchett quase sempre faz essa aposta quando pisa no tapete vermelho (aqui, no 86th Academy Awards, em 2014). Usar uma base com boa cobertura, acabamento leve e luminosidade é imprescindível, assim como fazer uma correção adequada nas áreas que precisam de retoque. Depois, é só brincar com uma paleta de cores discreta, com toques de iluminador e com a ênfase sutil em cílios e sobrancelhas. Os queixos vão cair enquanto você passa.

TROFÉU "BELEZA À MODA ANTIGA"

Risca lateral, ondas marcadas, orelha à mostra, batom vermelho fechado. As referências com um pé nos anos 1940 continuam rendendo belezas lindas e atuais. Como, decididamente, foi a de Emma Stone no ano passado (89th Academy Awards, 2017). Truque que modernizou o resultado? Escolher uma sombra com glitter. Transportou a maquiagem da época de Gilda diretamente para os dias de hoje.

TROFÉU "UM CERTO OLHAR"

Esfumar para sensualizar. Se a proposta é enfatizar o  lado sedutor, nada como marcar bem o olhar com sombra e lápis. Keira Knightley (78th Academy Awards, 2006) ressaltou o seu com o tradicional mix marrom escuro + preto. Berinjela, grafite e metalizados, sempre combinados a um lápis de contorno escuro, são outras opções bem sexy.

TROFÉU "BRINDE À TRADIÇÃO"

O batom vinho, uma tradição do cinema (pense nas femmes fatales, pense em um glamour meio vintage), mantém seus superpoderes nos anos 2000. Sozinho, faz praticamente tudo. Traz elegância, sensualidade e um perfume de mistério para a produção. Grávida na premiação de 2014 (86th Academy Awards), Kerry Washington não teve dúvidas: apostou na nuance para evitar exibir um ar excessivamente angelical.

TROFÉU "EU SOU A MAIOR"

Se a ideia é exalar autoridade, um preso com desenho elaborado e bem definido vai ajudar. Mas para que a sobriedade não se estenda além da conta, optar por uma maquiagem suave é essencial. Quando ganhou seu Oscar (no 73rd Academy Awards, em 2001), Julia Roberts subiu ao palco com um penteado superestruturado. Mas no make, investiu na leveza: apostou em uma harmonia de nudes e marrons e manteve o frescor do “total look”.

TROFÉU "O ESTRANHO QUE NÓS AMAMOS"

Não estou falando de alguém, mas de algo: daquele toque de estranheza que, às vezes, é tudo de que o rosto precisa para chamar a atenção. Rooney Mara (84th Academy Awards, 2012) percebeu que a franja larga e mais curta seria a moldura ideal para seus traços delicados e para o make superpolido. Funcionou lindamente e ainda acrescentou atitude à sua aparição.

TROFÉU "A PELE QUE HABITO"

Não é “make”, não é penteado... Mas mostrar uma dose generosa de pele é um recurso eficientíssimo para aumentar a voltagem da beleza. Atrai todos os olhares, além de demonstrar muita autoconfiança. Foi o que Scarlett Johansson (83rd Academy Awards) fez para marcar presença em 2011.

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem