Cabelo, Make & Mais

Dez dicas para maquiagens e penteados de festa vindas do tapete vermelho

Rihanna, Emma Watson e Emma Booth escolheram tendências de maquiagem diferentes que são boas inspirações para as festas de fim de ano
Rihanna, Emma Watson e Emma Booth escolheram tendências de maquiagem diferentes que são boas inspirações para as festas de fim de ano


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Afinal, o que são uma maquiagem e um penteado de festa? Brilho e um pouco de drama continuam fazendo sucesso quando a proposta é chegar chegando, atraindo os holofotes.

Mas outros conceitos mais novos e até inesperados se insinuaram recentemente nesse tipo de produção, trazendo frescor e leveza inclusive para eventos formais.

Como temos duas festas importantes pela frente, nada melhor do que dar uma checada no que está em alta, tanto no cabelo como no "make". A seguir, dez ideias vindas do tapete vermelho nas quais vale a pena apostar.

1. VOLUME DESMONTADO

Sabe aquele topete todo estruturado dos coques de festa? Esse anda meio derrubadinho, mas em um sentido positivo. Mechas esvoaçantes e um formato mais assimétrico deixam o penteado menos pomposo e mais jovem --mas, ainda assim, com muito glamour.

2. SOBRANCELHAS NATURAIS

Olho esfumado: OK. Cílios postiços poderosos: OK. Sobrancelhas superdesenhadas: nananinanão. A onda dos arcos com formato mais natural se estendeu da passarela para o tapete vermelho e as festas, quebrando a artificialidade das "Instagram Brows".

Mas se o formato é livre, o jeito de apresentá-las ainda pede um pouco de cuidado. Penteie os fios para cima e preencha as falhas com um lápis específico para deixar o visual mais refinado.

3. CARTELA ROSADA

Com a ascensão do rosa millenial na moda, o tom e suas variedades também ganharam força na maquiagem. Até nos olhos cabe um rosa cintilante, puxado para o cobre. O resultado é lindo, feminino e muito luxuoso, principalmente se vier acompanhado de um penteado meio diva, com pegada retrô.

4. PESO LEVE

O batom vinho poderia deixar a maquiagem meio sisuda, pesada. Mas aí entram o gloss, que dá um acabamento meio oitentinha, e, principalmente, um cabelo bem jovem (um coque com pontas soltas e detalhe de trança em um dos lados), e o visual ganha outra cara: deixa de ser composto para ser moderno e meio irreverente.

5. NUDE COM BRILHO

Se a maquiagem é nude, só vale para o dia a dia, certo? Errado. Bastam alguns complementos estratégicos para ela ficar pronta para a festa. Iluminador no canto do olho, gloss extra cintilante, um traço de delineador e muita máscara para cílios elevam a paleta discreta a outro nível, ideal para quem quer brilhar com elegância.

6. COR, POR FAVOR

Um batom rosa intenso (ou um laranja ou coral da mesma voltagem) migra do universo descontraído diretamente para a dimensão do luxo quando:

- vem acompanhado por uma pele perfeita;

- é coadjuvado por um iluminador bem aplicado;

- ainda traz a reboque um olho sombreado com nuances metálicas e reforçado por muito brilho. É experimentar para comprovar.

7. OVER, MAS NÃO MUITO

Vai apostar em cílios postiços excessivos, daqueles quase teatrais? Então, pegue leve no restante da maquiagem e também no penteado. Maquiagem monocromática em tons que conversam com a sua pele (uma paleta nude customizada) é ótima pedida, assim como um cabelo mais limpo, sem grandes volumes ou efeitos à volta do rosto.


8. MUDANÇA DE TOM

Delineador não precisa ser só preto, não. Tons metalizados --prata, grafite, bronze, berinjela-- mantêm a produção na categoria do luxo, mas agregam novidade à maquiagem. Trabalhe o traço sobre uma sombra bege para dar mais profundidade ao olhar.


9. SUAVES REFLEXOS

Lembra daquela história de que mulheres maduras se dão melhor com uma maquiagem mais opaca? Ficou para trás. Se o brilho for bem construído (na luminosidade da pele, na cobertura dos lábios, no detalhe do olhar), traz leveza e juventude para a expressão. Melhor ainda se as nuances forem delicadas.


10. HALO DE LUZ

Uma linda interpretação para o glitter tendência: escolher uma sombra suave e de cor nobre, como champanhe, e apimentá-la com um acabamento de micropartículas cintilantes. Vale espalhar na pálpebra inteira e até usar para contornar o olho pelo lado de baixo. Complementos translúcidos --blush cremoso, gloss com tom de fruta e pele luminosa-- deixam o visual fresco e atual.


Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias