Cabelo, Make & Mais

Beleza masculina: Os segredos de Arlindo Grund, do 'Esquadrão da Moda'

Apresentador fala sobre seus cuidados e sobre livro recém-lançado

O consultor de moda e apresentador Arlindo Grund
O consultor de moda e apresentador Arlindo Grund - Marcus Leoni-29.ago.2017/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vaidoso desde sempre. É assim que Arlindo Grund, 43, se define. "Ao contrário de outras crianças, quando pequeno, eu fazia manha não quando me obrigavam a experimentar roupa, e sim quando compravam alguma peça sem me deixar provar!" 

O que pouca gente sabe é que, além de fashion expert, o apresentador do programa "Esquadrão da Moda" (SBT), e do ainda inédito "A Roupa Ideal" (que estreia em abril, no canal Sony), também adora um bom ritual de cuidados com a pele ou com o cabelo.

Dias atrás, nos encontramos para uma tarde de café, docinhos e conversas sobre esse seu lado menos conhecido, o de apaixonado por beleza. Confira as dicas de Arlindo e aproveite para saber mais sobre seu novo livro "As Armadilhas da Moda", lançado há pouco mais de um mês.

F5 - Qual é a sua primeira lembrança relacionada à beleza?
Arlindo Grund - A de ficar admirando minha avó se maquiar em frente ao espelho. Ficava encantado pelo ritual todo e pensava que gostaria muito de, ao virar adulto, poder me cuidar também.

O sonho acabou virando realidade, não é?
Nem fala! Hoje há tantos produtos e tratamentos disponíveis -- e, o melhor, para todos os gêneros-- que acabo experimentando muita coisa interessante. Mas tenho limite, gosto de uma beleza mais natural. Até para gravar, momento em que, na TV, a tradição é passar muita maquiagem, prefiro pegar leve. O resultado na tela fica muito mais agradável de se ver.

Mas a pele precisa estar bem cuidada para ficar bem no vídeo. O que você faz para manter a sua?
Um hábito que tenho desde adolescente é o de passar máscara facial com frequência. Naquela época, era uma receita caseira, com clara de ovo. Hoje, vou de fórmulas prontas ou manipuladas, como uma com partículas de ouro, receitada pela minha dermatologista, Carla Góes. No dia a dia, limpo com um sabonete mousse manipulado, passo um hidratante revigorante da Guerlain e aplico um gel para a área dos olhos da Recipe for Men, grife sueca que tem vários produtos bacanas desenvolvidos para a pele masculina. Depois, aplico uma base com filtro solar para encarar as gravações do dia. Quando estou de folga, dispenso a base e vou de hidratante facial da Recipe for Men ou da Clinique, outra marca de beleza da qual gosto bastante. A linha para homens deles é ótima!

E tratamentos em consultório, faz algum?
Minha dermatologista faz aplicações pontuais de toxina botulínica para suavizar algumas linhas em minha testa, mas com sutileza suficiente para não congelar a expressão. Acho horrível quando isso acontece. Também agendo sessões de laser periódicas para estimular a produção de colágeno. Gosto muito dos resultados que esse tipo de tratamento proporciona, a pele ganha firmeza e os contornos do rosto ficam mais marcados. Minha aparência é importante em minha profissão, por isso acho melhor fazer uma manutenção contínua do que, daqui a alguns anos, precisar encarar uma plástica.

Essa filosofia também vale para o corpo?
Tem que valer, né? Mas não é um sacrifício cuidar do corpo, eu me exercício com prazer. Quatro vezes por semana bato ponto na musculação, caminho ou corro todo santo dia e ainda faço muay thai e pilates. Ah, e no sábado tenho aula de dança! Gosto de me movimentar, de me sentir ativo. Se não me pratico nenhuma atividade, fico até de mal humor. Sem falar que toda essa agitação me libera para comer sem culpa doces e brigadeiros, exatamente como estamos fazendo agora!

Por falar em comida... faz dieta?
Não, mas presto atenção no que coloco no prato. Tenho uma nutricionista que me acompanha e ajuda a avaliar se estou me alimentando direito, se preciso privilegiar este ou aquele tipo de comida. E a cada três horas faço uma refeição ou lanchinho. É uma medida bem importante para quem quer manter a forma.

Adoro seu cabelo, tem muito estilo! E dele, como você cuida?
Que bom que você gosta! Vou contar para o Evandro (Ângelo, do salão CKamura), ele vai adorar saber. Quem corta há 17 anos é ele, e o look atual é mais comprido, permite variar na modelagem. Uso um pouco de spray na hora de estilizar. E, sim, dos fios eu também cuido bastante. Para lavar e tratar o couro cabeludo, venho usando uma linha de produtos bem nova, chamada Takae  Sasaki, e também os produtos do cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi -- os da coleção M.A.B Hidra Control. Depois, passo um óleo de argan da marca Cris Dios Organics, que é bem leve e deixa o cabelo macio e com brilho. No próprio salão da Cris, o Laces and Hair, faço um ritual mensal de limpeza do couro cabeludo. Tudo isso junto ajuda a manter os fios mais fortes e saudáveis.Quase me esqueço, sou fã das ampolas de tratamento capilar. Tem uma da marca Elsève que já se tornou indispensável nas temporadas de praia. Aplico a cada dois dias para recuperar o cabelo do ressecamento causado pelo sol e pelo mar.

Para terminar: ouvi de fontes seguras que você é louco por perfumes...
Sou mesmo. Não tem nada melhor do que estar perto alguém perfumado na medida certa, não acha? Uso fragrâncias e também consumo muito aqueles produtos que são extensão de linha, como hidratantes corporais, óleos e itens para fazer a barba, que tem o mesmo aroma de um perfume bacana. Jo Malone London, Aqua di Parma e Penhaligon são minhas grifes favoritas.

Gostaria que você comentasse sobre o livro que está lançando
O título "As Armadilhas da Moda" já adianta bem o que o livro propõe. Quis ajudar as pessoas a se libertarem daqueles conceitos que parecem ser regra, mas que acabam as aprisionando. Jeans, por exemplo, não é para todo momento não mesmo que muita gente diga que ele é versátil a esse ponto. E você não precisa se espremer toda em uma roupa 38 para parecer mais magra vai ficar muito melhor em uma numeração maior que valorize o corpo que tem. Fiz uma lista imensa de armadilhas como essas, que acabam levando as pessoas a se vestirem de uma forma inadequada, e mostro como contorná-las e montar um guarda-roupa que combine com seu estilo e realce o que tem de melhor. E falo um pouquinho de beleza, claro. Não podia perder a oportunidade.

AS ARMADILHAS DA MODA
AUTOR
EDITORA
 Academia
QUANTO  R$ 40 (pág. 192)

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias