Biblioteca da Vivi

Novelista baiano Dias Gomes tem sua obra lançada em edições com novo visual

"O Bem Amado" e "O Pagador de Promessas" são exemplos

O escritor e dramaturgo Dias Gomes
O escritor e dramaturgo Dias Gomes em foto de 1985 - Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo do Grupo Record, a Bertrand Brasil investe em um projeto gráfico especial para um dos maiores escritores e novelistas da história nacional: o baiano Dias Gomes (1922-1999).

Membro da Academia Brasileira de Letras, o dramaturgo teve o privilégio de ter sido casado com outra figura conhecida dos telespectadores, a autora Janete Clair (1925-1983).

E uma das novas edições é justamente uma obra, originalmente escrita para o teatro, que foi parar na Globo em 1973. Quem não se lembra de “O Bem Amado” (R$ 47,90, 126 págs.), do prefeito Odorico Paraguaçu? Esta é uma boa ocasião para conhecer a versão em prosa da clássica história.

Outra boa e emocionante saga é a do “O Pagador de Promessas” (R$ 52,90, 154 págs.). Esta serviu de tema ao filme do mesmo título, ganhador do Festival de Cannes de 1962. Nesta outra montagem, Gomes traz o calvário do simplório Zé-do-Burro.

Para cumprir promessa feita a Iansã, pela cura do burro, ele divide o sítio com os lavradores pobres e carrega uma cruz de madeira no percurso por 60 léguas, para depositá-la em uma igreja de Salvador.
 

Biblioteca da Vivi

Vivian Masutti, 35, é jornalista formada pela Cásper Líbero e bacharel em letras (português e francês) pela USP (Universidade de São Paulo), onde também cursou a Faculdade de Educação e obteve licenciatura plena em língua portuguesa. No Agora, é coordenadora da Primeira Página.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem