Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bate-Papo na Web

Como mudar de linha sem enviar a mensagem no WhatsApp Web

Saiba também como colocar o texto em negrito, itálico, tachado ou monoespaçado

Logo do WhatsApp
Logo do WhatsApp - Dado Ruvic -24.set.2021/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alessandra Kormann

Já aconteceu de você enviar sem querer uma mensagem no WhatsApp Web quando queria só mudar de linha? Afinal, no aplicativo no celular, existe a opção de clicar em "retorno" (equivalente à tecla Enter) para mudar o cursor para a linha de baixo –a mensagem só é enviada de fato quando a gente clica na seta azul.

Agora, na versão web, isso não acontece. Quando damos Enter, já era, a mensagem vai embora. Ainda dá pra apagá-la antes que a outra pessoa veja, até dentro de uma hora mais ou menos. Mas sempre vai ficar aquele aviso de "Essa mensagem foi apagada".

Mas é bem simples evitar que isso aconteça no WhatsApp Web: basta clicar na tecla Shift (a seta que coloca as letras em maiúscula) junto com o Enter. Para não correr risco de enviar sem querer, clique primeiro no Shift, mantenha pressionado, e só então aperte o Enter.

No aplicativo da versão Android, é possível configurar para fazer o contrário: enviar a mensagem com Enter. Basta clicar no menu com três pontinhos (Mais opções), Configurações, Conversas e ativar a opção "Enviar com Enter". Mas quem iria querer fazer isso? Enfim.

Existem também outras opções no WhatsApp que nem todo mundo conhece. Para destacar alguma parte da mensagem em negrito, por exemplo, é só colocar a *palavra* entre asteriscos, assim como eu fiz.

Já para colocar uma parte do texto em itálico, é usada a tecla underline (subtraço), assim: _estas palavras que estão aqui_ vão ficar em itálico. E para o texto tachado (riscado), é só usar o sinal do til ~antes e depois~ das palavras. Para usar texto monoespaçado, coloque ```três sinais graves``` antes e depois do texto.

Também é possível usar atalhos. No Iphone, clique duas vezes em cima da palavra para selecioná-la e depois clique em B/U e escolha entre Negrito, Itálico, Tachado ou Monoespaçado. No Android, selecione a palavra e escolha entre Negrito, Itálico ou Mais, para Tachado e Monoespaçado.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem