Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bate-Papo na Web

Aceleração de áudio no WhatsApp alivia o fardo das mensagens gigantescas

Recursos do tipo são úteis, mas vale refletir sobre a necessidade de comprimir o tempo

WhatsApp tem ferramenta para acelerar o áudio das mensagens
WhatsApp tem ferramenta para acelerar o áudio das mensagens - Dado Ruvic -2.set.2019/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recentemente, escrevi sobre como acelerar vídeos no Facebook. Netflix também permite assistir a filmes e séries em ritmo acelerado pelo celular ou navegadores. Há alguns meses, o WhatsApp liberou um recurso para ouvir áudios mais rápido.

Por que essa necessidade cada vez maior de aumentar a velocidade de tudo? Por que, apesar de tantas facilidades tecnológicas à nossa volta, temos cada vez menos tempo livre?

Por que precisamos estar a par de tudo que acontece em todas as redes e não somos remunerados pelas milhares de horas que passamos em frente a telas, gerando trilhões de lucros para as big techs?

Na Bahia, há uma expressão maravilhosa para dizer que alguém está fazendo uma pressão psicológica: “fulano está apertando a minha mente”.

Pois é isso que, inconscientemente e voluntariamente, estamos fazendo com as nossas próprias mentes: comprimindo informações para caber mais coisa dentro da nossa cabeça e dos nossos minutos de 60 segundos. Para quê? Para sobrar mais tempo para... consumir ainda mais conteúdo?

Vale refletir sobre as escolhas que estamos fazendo. Porque, afinal, como dizia meu sogro, “tempo é questão de preferência”. Enfim, o fato é que o recurso de aceleração de áudios no WhatsApp realmente é útil para aliviar um pouco o fardo daquelas mensagens de voz gigantescas que algumas pessoas costumam mandar —e que sequestram o nosso tempo se somos obrigados a ouvi-las, seja por motivos afetivos ou profissionais.

Para usar, é preciso ter a versão mais atualizada do WhatsApp. Funciona no app no celular e na versão web no computador. Basta clicar no áudio e, na hora que começar, clicar no “1x” que aparece do lado direito, trocando para “1,5x” (uma vez e meia mais rápida) ou “2x” (duas vezes mais rápida). Credo, que delícia.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem