Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bate-Papo na Web

Extensão permite acelerar vídeos no Facebook e em outras plataformas

Recurso é útil para quem quer passar menos tempo na frente de telas

Logomarca do Facebook - Johanna Geron/Illustration/via Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há mais de um ano, os privilegiados que podem trabalhar em home office e/ou assistir a aulas online –e que conseguiram sobreviver à pandemia até aqui– passam boa parte das suas vidas na frente de um computador ou de um celular. É tanto tempo olhando para uma tela que o cansaço mental que isso provoca ganhou até nome: “Zoom fatigue” (fadiga de Zoom, em inglês). Mas há um modo de abreviar esses momentos, que às vezes parecem intermináveis: acelerar os vídeos.

Quem assiste a apresentações no YouTube pode fazer isso facilmente. Basta clicar no ícone de engrenagem, selecionar “Velocidade de reprodução” e escolher qual deseja. Porém, Facebook e outras plataformas não têm esse recurso nativo. Mas é possível baixar uma extensão para o navegador Google Chrome que faz o serviço.

Entre em chrome.google.com/webstore e digite na caixa de busca, no canto esquerdo superior, “Video Speed Controller”, uma das mais utilizadas. Se não aparecer de cara, clique em “Mais extensões” até localizá-la. Em seguida, clique em “Usar no Chrome”, no canto direito superior, e “Adicionar extensão”.

Se a página com o vídeo que quer acelerar já estiver aberta no seu navegador, clique na tecla F5 para atualizá-la. Aí basta dar play e, para acelerar o vídeo, clicar na letra D. Para reduzir a velocidade, teclar S. Para voltar à velocidade normal, R.

Ou para aparecer (ou ocultar) o menu da extensão, V. Quando o menu estiver visível, aparecerá um quadradinho no canto esquerdo superior do vídeo com “1.00” (a velocidade normal). Pouse o mouse em cima e depois clique nos ícones de + e –para acelerar ou desacelerar.

Pessoalmente, acho 1.50 velocidade a ideal. Isso significa que o vídeo vai passar 1,5 vez mais rápido, ou seja, você pode assistir a um vídeo de 30 minutos em apenas 20 (e poupar 1/3 do seu tempo). Se a pessoa fala muito devagar, dá para tentar assistir com o dobro da velocidade (2.00). Já se for alguém com fala mais acelerada naturalmente, pode ficar difícil de entender.

Porém, sinto dizer, isso só funciona para vídeos gravados. Se alguém descobrisse um método para acelerar reuniões improdutivas no Zoom ou aulas ao vivo maçantes, mereceria um prêmio.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem