Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu Coronavírus

Países liderados por mulheres se saem melhor no combate à pandemia

Os últimos colocados no ranking são todos governados por homens

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia; governante é conhecida por combate à Covid-19 - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A agência de notícias Bloomberg criou um ranking que classifica os melhores países para se viver na pandemia. Atualizada periodicamente, a lista avalia 53 nações com PIB maior do que US$ 200 milhões (R$ 1,1 trilhão). São levados em conta indicadores como taxa de mortalidade pela Covid-19, capacidade de testagem, acesso a vacinas e impacto de medidas restritivas, entre outros.

E adivinha só? Na última atualização feita no final de fevereiro, dos cinco primeiros países da lista (Nova Zelândia, Austrália, Singapura, Finlândia e Noruega), três são liderados por mulheres. Austrália e Singapura tem primeiros-ministros homens como chefes de governo, mas também têm uma rainha (a Elizabeth, ela mesma) e uma presidente mulher como chefes de Estado, respectivamente. Já os piores países para se viver na pandemia no momento (pela ordem: Nigéria, Brasil, República Tcheca, Peru e México) são todos governados por homens.

Obviamente, não dá para cravar que as mulheres são sempre melhores do que os homens em posições de comando, até porque nesse caso existem diversas variáveis e realidades diferentes envolvidas. Mas também é óbvio que isso é um exemplo eloquente do que as mulheres são capazes de fazer quando têm oportunidade.

Nesta segunda, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, que celebra lutas e conquistas históricas por mais direitos e igualdade de gênero. Aliás, chega de fake news: o feminismo não defende que as mulheres tenham mais direitos do que os homens, mais sim direitos iguais. Vale a pena aproveitar a data para pesquisar na internet sobre o assunto e refletir o que você, seja qual for o seu gênero, faz para que essa igualdade aconteça na prática.

Afinal, pelo que indica o ranking da Bloomberg, se as mulheres tivessem tanto poder na mão quanto os homens, o mundo seria um lugar melhor. Melhor para todos, não só para as mulheres.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem