Deixe a vida digital em dia e a salvo com Google Fotos
Serviço ajuda a manter fotos e vídeos organizados, com espaço ilimitado na nuvem
Quando comprei um smartphone de 32 GB, nunca pensei que o espaço acabaria. Mas esse dia chegou. Fiz tantas fotos e vídeos que agora não cabe mais nada. Tive que apagar aplicativos para o telefone não travar. Estou aproveitando a quarentena para baixar as fotos para o computador e organizar a vida digital, mas dá muito trabalho. Tem um jeito mais fácil para não chegar nesse ponto? Alex, 47 anos.
O ideal é baixar as fotos periodicamente, em um intervalo não muito longo. Assim, além de não deixar acumular tantas imagens (é sempre mais lento processar um grande volume de dados), você também pode criar pastas com datas e nomes específicos, tornando mais fácil a busca por uma foto ou vídeo.
Mesmo que as imagens do seu celular sejam salvas automaticamente em alguma nuvem (iCloud, Google Drive etc.), é aconselhável ter o arquivo “físico” na sua mão, no seu computador. Tenha sempre pelo menos dois backups (pode ser um na nuvem e outro num HD). Quem tem só um backup, não tem nenhum –afinal, se der algum problema nele, já era.
Isso posto, um app que realmente facilita a vida e ajuda a manter suas fotos e vídeos organizados é o Google Fotos. As imagens são salvas automaticamente e você pode localizá-las por data e outras categorias (lugares, pessoas, animais de estimação etc.). Alguns álbuns já são criados com localizações e datas comemorativas nos nomes (viagem para XXX, Páscoa etc.).
E vc pode apagar facilmente as fotos e vídeos da galeria do seu celular, liberando espaço na hora. Basta clicar no ícone com a sua foto, no canto direito superior. Vai aparecer uma mensagem informando “X itens para excluir deste dispositivo” (o número de imagens que já subiram para a nuvem). É só clicar em cima e pronto.
O melhor é que o espaço é ilimitado (para fotos e vídeos com até 16 MP e 1080 p, uma boa resolução). Se quiser guardar o arquivo em alta, baixe para o seu celular antes de apagar.
Comentários
Ver todos os comentários