Bate-Papo na Web

Saiba como gravar seus arquivos em pendrives de forma rápida

Cds e DVDs estão cada vez mais obsoletos

Paulo Troy/Renan Teles/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Solicito orientações sobre como efetuar gravações em pendrives e CD. Ruy (idade não revelada).
 
Se puder escolher entre o pendrive e o CD, dê preferência ao pendrive. Os CDs e DVDs estão caindo cada vez mais em desuso. Muitos computadores e aparelhos de som de carros já vêm sem o drive de CD. Daqui a alguns anos, pode ser difícil ver ou ouvir o que você gravou. Lembra dos antigos disquetes?

Além disso, gravar em pendrive é bem mais rápido. Para fazer isso, abra o Windows Explorer (Explorador de Arquivos) do seu computador –o ícone de uma pasta de arquivos, na parte de baixo da tela. Coloque o pendrive na porta USB e aguarde que ele seja identificado.

No menu do lado esquerdo, o pendrive vai aparecer como “Disco removível” ou com o nome do fabricante (por ex., Kingston, HP etc.), no campo “Computador”, embaixo de “Disco local”. Selecione os arquivos que deseja transferir para o pendrive nas suas pastas de Documentos, Imagens, Músicas etc. Os arquivos aparecerão no campo do lado direito da tela.

Para selecionar uma lista, clique no primeiro arquivo, aperte o Shift (tecla de maiúscula) e depois no último. Para selecionar vários arquivos que não estão em sequência, clique no primeiro, aperte a tecla Ctrl (e mantenha pressionada) e vá clicando nos outros arquivos.

Depois basta arrastá-los com o mouse para o seu pendrive, no campo do lado esquerdo da tela. Eles serão copiados ali. Depois clique com o botão direito do mouse em cima do pendrive e clique em “Ejetar”. Só o retire da porta USB quando aparecer um aviso de que ele pode ser desconectado.

Já para gravar um CD ou DVD, você precisa de um disco virgem ou um que permita regravações. Coloque o CD/DVD no drive e abra o Windows Explorer. Selecione os arquivos que deseja e clique em “Gravar”, no menu na parte de cima da tela (a segunda linha). Depois clique em “Gravar em disco”. Dê um título para o disco e clique em “Avançar”. Aguarde até que o processo seja concluído.
 

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem