Bate-Papo na Web

Como escolher quem vê o que a gente coloca no Facebook?

É possível segmentar o público que vai ler as suas postagens, mas será que isso é bom?

É fácil escolher quem vê a sua publicação
É fácil escolher quem vê a sua publicação - PA Media
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Adoro o Facebook, mas não publico muita coisa, pois há muita briga por política até na minha família. Às vezes dá vontade de escrever algo, mas não quero que todos leiam. Tem como escolher quem vê o que a gente coloca? Cecília, 76.

Infelizmente, a polarização política que tomou conta do país nos últimos anos realmente dividiu muitas famílias e acabou com amizades antigas. A convivência, mesmo que virtual, fica difícil qdo se percebe que aquela pessoa com quem vc costumava compartilhar a mesa tem valores completamente opostos aos seus.

É possível sim segmentar o público que vai ler as suas postagens, mas será que isso é bom? Será que assim as pessoas que pensam igual não vão ficar apenas falando entre si, para as suas próprias bolhas –e se radicalizando ainda mais?

Será que o que está faltando justamente não é mais diálogo? Ouvir mais quem pensa diferente?

Enfim, é fácil escolher quem vê a sua publicação. Na hora de postar, aparece uma caixinha no canto direito com o seletor de público. Vc pode escolher entre “Público” (qualquer pessoa), “Amigos” (só os seus amigos), “Amigos, exceto” (marque quem não vai ver o post), “Amigos específicos” (selecione só quem vai ver) ou “Personalizado” (para listas determinadas).

Para criar listas, na página inicial, no menu do lado esquerdo, clique em “Listas de amigos” (dentro do item “Explorar”). Dp clique em “Criar lista”. Dê um nome para a lista, comece a digitar o nome da pessoa que quer incluir e clique em cima dela. Por fim, clique em “Criar”.

Dp vc pode incluir outras pessoas. Qdo estiver no Face, basta pousar o mouse sobre o nome da pessoa, dp sobre o botão “Amigos” e clicar em “Adicionar a outra lista”. Vão aparecer as suas listas, clique em cima da desejada.

Na hora de postar, selecione “Personalizado” e digite o nome da lista dentro da caixa “Compartilhar com” ou “Não compartilhar com”. Só pense bem se isso vale mesmo a pena.​

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem