Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Aventura na cozinha

Aprenda a preparar receita diferente e muito prática de beijinho de coco

Ao lado do brigadeiro, guloseima reina absoluta nas festas brasileiras

Beijinho de coco Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Não foi à toa que escolhi a receita de beijinho para a coluna de hoje. Afinal, com beijinhos (um, dois ou até três dependendo da região) dizemos oi e também dizemos adeus. Hoje, me despeço deste espaço que ocupei nos últimos quase três anos e meio, com uma preparação doce que, para mim, vai significar até breve.

Como a grande maioria dos nossos doces, o beijinho é também uma herança da açucarada doçaria portuguesa —tal qual a cocada e o quindim. Antes, era preparado com leite, ovos e açúcar, mas com a chegada do leite condensado (que facilitou muito a vida dos docinhos de enrolar), os beijinhos se tornaram muito simples. Leite condensado, manteiga e coco. Fim. A receita é realmente infalível, mas venho aqui mostrar um outro jeito de preparar as guloseimas que sempre me apeteceram mais do que os doces de chocolate das festinhas.

A preparação é mais uma que sai dos anais dos cadernos de receita da minha família. Vocês perceberão que ela leva alguns ingredientes a mais. E, também por isso, demora um pouco mais de tempo para ficar pronta. A dica é não deixar de mexer jamais e não se assustar com as bolhas. Esse beijinho espirra um pouco quando ferve. Porém, passado o frisson da fervura e depois de frio e enrolado, é um dos doces mais macios e saborosos que posso imaginar.

O cravo-da-índia espetado vai do gosto do freguês. Particularmente, adoro. O sabor e o aroma picantes da especiaria me levam a um lugar muito especial pertencente ao reino dos doces do Brasil, ao lado da abóbora, do mamão verde e da laranja-da-terra.

Espero que esta receita alegre a vida do leitor. Agradeço a todos que me receberam em seus fogões e corações com minhas receitas de família, simples e práticas. Não deixe de ir à cozinha, siga se cuidando e até breve!


BEIJINHO

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 30 unidades

Ingredientes
1 lata de leite condensado
200 g de coco ralado e mais para enrolar
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
3 ovos
1 xícara (chá) de água

MODO DE FAZER

  1. Leve todos os ingredientes ao fogo baixo mexendo sempre por dez minutos.

  2. Deixe esfriar.

  3. Enrole os doces passando manteiga nas mãos e passe em mais coco ralado.

  4. Sirva com ou sem o cravo.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem